Cuiabá | MT 19/04/2024
Política MT
Sexta, 19 de outubro de 2018, 14h32

TCEstudantil recebe alunos da Faculdade Faipe Cuiabá


Formado por cerca de 90 acadêmicos da Faculdade Faipe Cuiabá, um grupo de alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Gestão em Recursos Humanos e Direito, participou nesta terça-feira (16.10), do Programa TCEstudantil. Os estudantes foram recepcionados e conduzidos na visita ao tribunal pela equipe da Secretaria de Apoio Institucional (SAI) do TCE-MT, responsável pela execução do projeto.

Durante a visita, os acadêmicos puderam conhecer o Plenário do TCE, onde a secretária geral do Pleno, Ligia Maria Gahyva Abdallah explicou como são escolhidos os membros do Tribunal, as funções dos conselheiros e como funciona o plenário durante os julgamentos. A secretária também tirou dúvidas dos estudantes sobre os poderes da instituição e os efeitos das decisões dos conselheiros.

Além de conhecerem o Plenário da Corte de Contas, o grupo participou de uma palestra com o Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, auditor Público Externo Francisney Liberato, e de roda de conversa com a sobre a atuação da instituição e o papel dos cidadãos no controle externo, combate a corrupção e aos desvios de recursos públicos.

Ainda durante a visita, os universitários receberam material educativo e puderam tirar dúvidas sobre o papel do TCE na fiscalização e auditoria de contas públicas, trâmites processuais no âmbito do Tribunal relativos à prestações de contas públicas, acompanhamentos, representações internas e externas, tomadas de contas, denúncias e consultas, entre outros.

A participação de universitários no TCEstudantil tem sido uma oportunidade de aproximação impar da instituição com os futuros profissionais das mais diversas áreas, com especial atenção aquelas relacionadas as ciências contábeis, a administração, o direito e ciências sociais.

O objetivo do programa TCEstudantil é aproximar a instituição da sociedade. Criado em 2001, o TCEstudantil vem desenvolvendo uma sólida relação com a comunidade escolar dos Ensinos Médio e Superior, de instituições públicas e privadas. Desde a sua criação, já passaram pelo TCEstudantil mais de 30 mil alunos, que foram desafiados ao engajamento social e ao protagonismo cidadão.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114