Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 26 de outubro de 2018, 11h27

Cidinho e secretário de Infraestrutura pedem aprovação da concessão de aeroportos


.

O senador Cidinho Santos (PR/MT), o secretário de Infraestrutura do Mato Grosso, Marcelo Duarte, o procurador Lucas Schwinden Dallamico, e representantes da sociedade civil se reuniram com o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, para pedir a aprovação do processo de concessão dos aeroportos do Mato Grosso, que será votado na tarde desta terça-feira.

A quinta etapa do programa de desestatização dos aeroportos inclui 12 aeroportos regionais, que recebem cerca de 19 milhões de passageiros por ano, o correspondente a 9,5% do mercado de aviação no Brasil. As concessões serão divididas em três blocos: Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Este último inclui o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e os aeroportos regionais de Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis.

O mecanismo de subsídio cruzado está sendo questionado pelo estado do Espírito Santo, que integra o bloco do Sudeste. Nesse modelo, o vencedor da concessão recebe o direito de explorar os aeroportos superavitários por 30 anos, desde que aplique o valor da outorga em investimentos nos aeroportos deficitários, de forma a garantir a sustentabilidade da aviação regional.

“A proposta é viável economicamente e é de extrema importância para a logística das cidades do interior, principalmente em um estado extenso como o Mato Grosso. O socorro médico é o maior exemplo da necessidade desses aeroportos e nós estamos lutando para que a concessão aconteça o mais brevemente possível”, afirmou o senador Cidinho.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114