Cuiabá | MT 20/04/2024
Política MT
Sábado, 24 de novembro de 2018, 12h47

Acadêmicos da UFMT apresentam projeto Direito nas Escolas para Pleno do TRE-MT


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) é um dos parceiros do projeto Direito nas Escolas, realizado por alunos do curso de Direito da UFMT. Trata-se de uma iniciativa onde acadêmicos realizam uma série de atividades e palestras junto aos adolescentes da Escola Dom José do Despraiado, próximo a Rodoviária da capital. Na sessão plenária desta quarta-feira (21), o projeto foi oficialmente apresentado aos juízes membros do Pleno.

“Os alunos do projeto atuam como uma espécie de vitrine, que servem de estímulo para aquelas crianças e jovens em buscar caminhos diferentes do que muitas vezes estão vendo a sua frente. É uma oportunidade para discutir os problemas que eles sofrem em casa, no bairro, como a violência, falta de compreensão, e baixa autoestima. As pessoas possuem direitos que muitas vezes não sabem, e os alunos do projeto mostram como reivindica-los”, destacou o juiz membro do TRE-MT, Antônio Peleja.

Além de juiz de direito, o magistrado faz parte do corpo docente da UFMT. “O projeto nasceu dos alunos de Direito da UFMT, sendo que atuo como tutor destes alunos. A ação também funciona como uma devolução de serviços a sociedade, já que são alunos de uma instituição pública, que muito pode contribuir com a formação destes adolescentes”.

Para Néris Delfino, aluno que fez a apresentação do projeto no Plenário do TRE, esta é uma oportunidade muito enriquecedora na sua formação acadêmica. “Ir até esta escola e conversar com os adolescentes amplia nossa motivação social em concluir o curso e iniciar rapidamente o efetivo exercício da profissão. As crianças nos questionam muito e tomam conhecimento do mundo fora da sua realidade social. No dia em que levamos a urna eletrônica, foram muitos questionamentos sobre o funcionamento da eleição, segurança da urna, eleições proporcionais, coligações, anulação de votos, votos válidos. Estamos aumentando o interesse destes adolescentes sobre as oportunidades que a sociedade oferece”.

Esta é a mesma opinião da acadêmica Marina Melo. “É um projeto de extensão com acesso a comunidade que busca fomentar a discussão sobre direito. São eles que escolhem o assunto que será debatido, e nós desenvolvemos a metodologia, geralmente de forma lúdica para ampliar a aceitação. Mostramos que eles são os próprios protagonistas de suas vidas, colocamos esta semente em cada um”.

É o terceiro ano do projeto ‘Direito nas Escolas’. Já participaram representantes da Delegacia da Criança, juízes da Infância e Juventude, Pedagogos, entre outros profissionais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114