Cuiabá | MT 24/04/2024
Política MT
Quinta, 14 de fevereiro de 2019, 19h14

Secretária apresenta quadro financeiro e educacional da Seduc para deputados estaduais


A secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, participou, nesta quarta-feira (13.02), de uma reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde apresentou para alguns deputados estaduais o quadro financeiro e educacional e os principais desafios da pasta da Educação. A secretária também respondeu aos deputados algumas demandas referentes às escolas estaduais.

Segundo a secretária, a reunião foi de extrema importância para apresentar aos deputados a real situação financeira e econômica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e apresentar os principais desafios da área de infraestrutura e da gestão pedagógica e administrativa.

“Estamos aqui para uma prestação de contas das nossas ações, mostrando transparência daquilo que estamos fazendo e desenvolvendo na Seduc. Os deputados representam a sociedade mato-grossense, que anseiam por uma educação de qualidade. Diante disso, queremos que venham somar conosco com parcerias e nos ajudar nessa grande demanda”.

Conforme destacou Marioneide Kliemaschewsk, a Seduc tem muitos desafios para os próximos anos, entre eles equilibrar a receita e despesa para ter a capacidade financeira de investimentos necessários para a melhoria da educação em Mato Grosso.

“A maior necessidade da secretaria hoje, sem dúvida, é ter a capacidade de receita suficiente para investir em reformas e construção de escolas. Acreditamos que a infraestrutura é um fator que faz a diferença para qualquer aluno e profissional, pois ter um espaço de qualidade para trabalhar e estudar é essencial”.

A secretária destacou ainda que quase 400 unidades educacionais da rede estadual precisam de reformas, mas que não será possível executar todas elas em quatro anos. “Fazendo uma análise de todo esse processo, concluímos que teremos que reformar ou construir uma média de 100 escolas por ano. Isso economicamente e financeiramente, principalmente pelo momento de crise financeira do Estado, é muito difícil. Mas sabemos que, estabelecendo as prioridades, será possível fazer a diferença”.

Para o deputado Doutor Eugênio a presença da secretária na reunião foi muito positiva e essa aproximação ajuda a Assembleia a participar mais do processo de melhoria da Educação do Estado. “Acredito que as transformações sociais só vão acontecer por meio da educação e não vejo outro caminho que não esse para dar oportunidades a nossas crianças”.

O deputado Dilmar Dal Bosco também acredita que a aproximação entre a Seduc e a assembleia é essencial. “Somos em 24 deputados e queremos o melhor para o Estado de Mato Grosso e conhecendo melhor esse quadro é possível saber de que forma podemos ajudar e auxiliar na melhoria desse processo”, disse o deputado Dilmar Dal Bosco.

Também participaram da reunião o secretário adjunto executivo, Alan Porto, o assessor da unidade de Relações Institucionais, João Batista, e a gestora Governamental, Janê Sifuentes Machado.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114