Cuiabá | MT 23/04/2024
Política MT
Sexta, 22 de fevereiro de 2019, 16h44

Dirigentes de Tribunais de Contas se reúnem com ministro Sérgio Moro na próxima semana


O funcionamento, capilaridade e a atuação do sistema de controle externo, representado pelos 33 Tribunais de Contas brasileiros, será apresentado ao ministro da Justiça Sérgio Moro em audiência marcada para o dia 26 de fevereiro, terça-feira, às 15h30, em Brasília, por presidentes das Cortes de Contas. A ideia é demonstrar o potencial de contribuição dos Tribunais para o aperfeiçoamento da gestão pública e o de combate ao desperdício e mau uso dos recursos públicos.

O presidente e o vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto e o conselheiro interino Luiz Henrique Lima, estarão presentes na audiência, que foi articulada pelo presidente da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Nogueira (TCE-PB). O conselheiro Domingos Neto também participará, na manhã da terça-feira, de reunião do Colégio de Presidentes de TCs, marcada para o Instituto Sezerdello Corrêa, a escola de gestão do Tribunal de Contas da União.

Conforme o vice-presidente Luiz Henrique Lima, que também é diretor da Atricon, os Tribunais de Contas têm expertise, recursos técnicos, estruturas para capacitação por meio de suas Escolas de Contas etc que, em ação coordenada, provocariam profundas transformações na gestão pública. Lima também entende que os TCs podem contribuir decisivamente no combate à corrupção, principal área de atuação desejada pelo ministro Sérgio Moro. Porém, para isso, diz que os Tribunais precisam ter acesso a informações de ordem fiscal atualmente indisponíveis aos órgãos de controle.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114