» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Sexta, 22 de fevereiro de 2019, 18h33

TRE-MT participa do 45º Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está presente no 45º Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral. O evento tem duração de dois dias (quinta e sexta-feira, 21 e 22.02) e está sendo realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. O encontro tem o objetivo de oferecer a troca de experiências implementadas em todo o país para garantir a regularidade dos serviços eleitorais e a correta aplicação de princípios e normas no estado.

 

“Vamos debater todos os temas que cabem às corregedorias, como a coordenação das revisões do eleitorado, realização de correições e inspeções, temos ainda o acompanhamento da atuação dos juízes eleitorais e do atendimento ao eleitor. Conhecer as experiências de sucesso adotadas em outros tribunais melhora os serviços ofertados pelo TER-MT”, destacou o corregedor Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Pedro Sakamoto.

 

Para o coordenador jurídico da Corregedoria, Mauro Sérgio Diogo, um dos principais pontos do Encontro é a possibilidade do Tribunal Superior Eleitoral implantar o PJe em todas as zonas eleitorais até o final do ano. “Esta é uma meta nacional muito importante. Trará mais segurança e velocidade no âmbito da Justiça Eleitoral em primeira instância”.

 

O TRE-MT ainda está representado pelo juiz Jakson Coutinho e o assessor técnico da Corregedoria, Carlos Luanga.

 

A abertura oficial do evento foi realizada pelo procurador regional da República, José Jairo Gomes, que atua como procurador regional eleitoral no TRE-DF. Ele falou sobre “Candidaturas Natimortas e a Proteção do Patrimônio Público". Na programação, estão previstas palestras sobre o Processo Judicial Eletrônico, que será estendido para a primeira instância, sobre as urnas eletrônicas e sua história, com o ministro Carlos Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, e sobre eleições e inovações tecnológicas na América Latina, com o presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais e Vice-Presidente e Corregedor do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior. O professor Rodolfo Viana Pereira, que é doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra, vai tratar do assunto “Internet, eleições e discurso de ódio”.

 

No encerramento do evento, será divulgada a Carta de Belo Horizonte, com conclusões das discussões ocorridas nos dois dias e propostas de ação para os tribunais ao longo dos próximos meses.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114