Cuiabá | MT 19/04/2024
Política MT
Quinta, 28 de fevereiro de 2019, 14h03

AL cria Sala do vereador e das lideranças


JLSiqueira

O Diário Oficial de 27 de fevereiro trouxe a Resolução Nº 6.252, de 2019 de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) que cria, na sede do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso, a Sala do Vereador e das Lideranças com espaço e infraestrutura para dar suporte às suas ações, quando em missão na capital. De acordo com Dilmar, o próximo passo é articular junto à presidência da Casa a normatização do funcionamento da Sala que, em razão dos seus objetivos deve contar com equipe multiprofissional. “Vamos articular com o presidente Eduardo Botelho (DEM) para normatizar tanto a instalação da sala com móveis e todo o material necessário, como a disponibilidade de pessoal, com profissionais que possam dá o suporte necessário”, disse.

É que, além do espaço físico, a Resolução define ações a serem desenvolvidas pela sala, entre elas integrar os legislativos municipais com a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal através de projetos voltados à qualificação e à valorização do ato de legislar; incentivar o intercâmbio entre os legislativos municipais visando à troca de experiências, à atualização e à formação de projetos de lei; informar aos vereadores sobre matérias que estão sendo discutidas no âmbito da Assembleia Legislativa que digam respeito aos seus respectivos municípios, possibilitando o acompanhamento e a participação efetiva na discussão das proposituras.

Um dos pontos importante a que a sala deve responder é auxiliar na contextualização da realidade de seus municípios e região; oferecer às lideranças e legisladores suporte técnico, para que os mesmos possam exercer na totalidade de sua abrangência as suas prerrogativas e competências constitucionais e fortalecer as instituições democráticas, respeitando as diferenças partidárias e regionais de nosso Estado. Na prática, os profissionais deverão acompanhar os vereadores e lideranças em suas articulações em prol de benefícios para seus municípios e realizar e apresentar pesquisas sobre a realidade dos municípios que sirva de base a que esses vereadores e lideranças possam trabalhar políticas públicas que atendam aos municípios, respeitando as diferenças regionais.

Dilmar citou que uma das grandes parcerias da sala será realizada com a UCMMAT (União das Câmaras Municipais). A entidade, que reúne vereadores dos municípios mato-grossenses, realizou eleições ontem (27) e elegeu o vereador Edclay Coelho (PSD), do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, para comandar a entidade nos próximos dois anos. “Vamos ser parceiros da UCMMAT, do Edclay e de outras lideranças, para dar suporte aos munícipes de todo Mato Grosso e para trabalharmos pelo crescimento do nosso Estado, independentemente de sigla política”, finalizou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114