» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Quinta, 28 de fevereiro de 2019, 14h03

AL cria Sala do vereador e das lideranças


JLSiqueira

O Diário Oficial de 27 de fevereiro trouxe a Resolução Nº 6.252, de 2019 de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) que cria, na sede do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso, a Sala do Vereador e das Lideranças com espaço e infraestrutura para dar suporte às suas ações, quando em missão na capital. De acordo com Dilmar, o próximo passo é articular junto à presidência da Casa a normatização do funcionamento da Sala que, em razão dos seus objetivos deve contar com equipe multiprofissional. “Vamos articular com o presidente Eduardo Botelho (DEM) para normatizar tanto a instalação da sala com móveis e todo o material necessário, como a disponibilidade de pessoal, com profissionais que possam dá o suporte necessário”, disse.

É que, além do espaço físico, a Resolução define ações a serem desenvolvidas pela sala, entre elas integrar os legislativos municipais com a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal através de projetos voltados à qualificação e à valorização do ato de legislar; incentivar o intercâmbio entre os legislativos municipais visando à troca de experiências, à atualização e à formação de projetos de lei; informar aos vereadores sobre matérias que estão sendo discutidas no âmbito da Assembleia Legislativa que digam respeito aos seus respectivos municípios, possibilitando o acompanhamento e a participação efetiva na discussão das proposituras.

Um dos pontos importante a que a sala deve responder é auxiliar na contextualização da realidade de seus municípios e região; oferecer às lideranças e legisladores suporte técnico, para que os mesmos possam exercer na totalidade de sua abrangência as suas prerrogativas e competências constitucionais e fortalecer as instituições democráticas, respeitando as diferenças partidárias e regionais de nosso Estado. Na prática, os profissionais deverão acompanhar os vereadores e lideranças em suas articulações em prol de benefícios para seus municípios e realizar e apresentar pesquisas sobre a realidade dos municípios que sirva de base a que esses vereadores e lideranças possam trabalhar políticas públicas que atendam aos municípios, respeitando as diferenças regionais.

Dilmar citou que uma das grandes parcerias da sala será realizada com a UCMMAT (União das Câmaras Municipais). A entidade, que reúne vereadores dos municípios mato-grossenses, realizou eleições ontem (27) e elegeu o vereador Edclay Coelho (PSD), do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, para comandar a entidade nos próximos dois anos. “Vamos ser parceiros da UCMMAT, do Edclay e de outras lideranças, para dar suporte aos munícipes de todo Mato Grosso e para trabalharmos pelo crescimento do nosso Estado, independentemente de sigla política”, finalizou.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114