Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Terça, 04 de maio de 2010, 10h25

Serys critica editorial do Estadão sobre propostas eleitoreiras


"(...) não é o conteúdo das propostas que causa certa estranheza nem o súbito interesse dos senadores na defesa dessa categoria de trabalhadores e trabalhadoras. É a inédita velocidade com que eles aprovaram os projetos mesmo evitando fundi-los num só texto, o que poderia apressar ainda mais a tramitação e, sobretudo, a época em que tomaram a decisão que provocam dúvidas sobre suas reais intenções." Parte do editorial do jornal O Estado de S. Paulo - reproduzido no final da matéria abaixo.

 

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu em Plenário a aprovação pelo Senado, na semana passada, de diversos projetos, alguns de sua autoria, que beneficiam os trabalhadores domésticos. Ela rechaçou a crítica feita pelo jornal O Estado de S. Paulo em seu editorial desta segunda-feira (3) segundo o qual esses projetos teriam "caráter eleitoreiro". O editorial assinala o mais antigo dos projetos tramitava desde 2005, enquanto os demais foram apresentados em 2009 e todos "começaram a ser votados rapidamente".

- Não importa se é eleitoreiro ou se não é eleitoreiro, até porque a gente fez com o maior carinho esses projetos de lei - disse Serys, citando os senhores que trabalharam pela aprovação dos projetos, como autores ou relatores, entre eles Garibaldi Alves (PMDB-RN), César Borges (DEM-BA) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN).

Serys ainda prometeu continuar lutando pelo fim do parágrafo único do artigo 7º da Constituição que exclui as domésticas de diversos direitos relativos ao trabalho como a proteção da demissão sem justa causa, seguro desemprego e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Dia do Trabalho

A senadora cumprimentou os trabalhadores do país, em especial os de seu estado, o Mato Grosso, e assinalou os avanços obtidos pelos trabalhadores durante o governo Lula, nas diversas áreas.

Entre as conquistas obtidas, destacou a entrada de mais de 500 mil pessoas de baixa renda nas universidades por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni); o piso salarial nacional para os professores e a busca pela melhoria da qualidade da educação, setor em que admitiu que é preciso avançar.

Serys citou ainda os programas de habitação como Minha Casa, Minha Vida, que teria atendido mais de um milhão de famílias; o programa "Tô Feliz", o Programa Social de Habitação (PSH); e a melhoria do salário mínimo.

A senadora também comemorou a passagem do Dia da Imprensa, e cumprimentou os profissionais da área na pessoa da jornalista Tereza Cruvinel, responsável pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114