Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 05 de junho de 2019, 18h48

MT pode ganhar Centro de Diagnóstico para Dislexia


O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) indicou ao governador Mauro Mendes Ferreira (DEM) e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a criação de um Centro de Diagnóstico para Dislexia.

.

A indicação é apenas uma das ações do parlamentar que são desdobramentos do IV Simpósio da Dislexia, realizado em conjunto pelos deputados Wilson Santos e Silvio Fávero (PSL) nos dias 23 e 24 de maio, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, que reuniu mais de mil pessoas, entre pais, profissionais da educação e da saúde para discutir a inserção social dos dislexos.

Na indicação, o deputado Wilson Santos ressalta que o Centro de Diagnóstico para Dislexia teria uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo clínico que sejam capazes de auxiliar crianças, adolescentes e adultos que tenham dislexia.

“Apesar de não existir cura para a dislexia, pois não se trata de doença, a ciência já sabe indicar o que deve ser feito para conduzir a criança com esse tipo de problema às atividades normais. Especialistas garantem que o cérebro tem enorme capacidade de se reorganizar e dar “cobertura” a essa deficiência”, diz um dos trechos da indicação.

“Quanto mais cedo se fizer um diagnóstico, mais rápido a criança conseguirá evitar problemas decorrentes, que atingem a autoestima. A psicoterapia a ajudará ter uma melhor adaptação e mais qualidade de vida”, enfatiza o parlamentar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114