Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sábado, 08 de junho de 2019, 08h27

Ministério da Saúde aprova entrega do HMC por etapas


O Ministério da Saúde aprovou o planejamento da Prefeitura de Cuiabá em entregar o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) em etapas.

O coordenador-geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Rafael Leandro de Mendonça, esteve em Cuiabá um dia antes da entrega da 3ª etapa, realizada no último dia 30. Ele visitou a unidade e destacou a importância do hospital para Mato Grosso.

“A entrega em etapas é vista com bons olhos pelo Ministério da Saúde, pois demonstra que o cronograma foi bem planejado, observando as legislações e as especificidades comuns aos espaços médicos. Cada ala sendo inaugurada no seu tempo determinado favorece o nosso principal objetivo, que é o paciente, o usuário do SUS. Importante ressaltar que dentre os hospitais que estão com os cronogramas prontos, o HMC é um dos principais que já se destaca em nível nacional pela excelência que está sendo implantado e pelo parque tecnológico que o compõe”, frisou o coordenador geral.

O prefeito Emanuel Pinheiro lembrou que o HMC é um marco na saúde pública no estado. “Entregar este hospital foi um compromisso de campanha que eu fiz com a população e quero aqui agradecer a união da classe política mato-grossense em prol da realização deste sonho. Ver este hospital funcionando é uma realização pessoal para mim, principalmente quando ouvimos do representante do Ministério da Saúde, que o HMC está entre os 3 melhores hospitais do Brasil em implantação”, comentou Pinheiro.

.

A vinda do representante oficial do Ministério da Saúde à Cuiabá faz parte das ações de vistorias de rotina com vistas na liberação de recursos, dentre eles o custeio de pouco mais de R$ 48 milhões, assinado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que esteve na Capital de Mato Grosso em abril, quando houve também a fiscalização da 2ª etapa entregue à população.

Conforme explicou o coordenador geral, a missão das visitas técnicas têm sido analisar a qualidade e cumprimento de cada etapa do hospital, bem como os serviços que já foram colocados em funcionamento. Tudo isso feito por vastos registro fotográfico, além de informações técnicas e operacionais colhidas entre funcionários e pacientes. Os dados, conforme relatou, que vem impressionando positivamente, servirão de subsídios para a confecção de relatórios e culminarão na liberação de recursos.

"Este é um procedimento padrão do Ministério da Saúde e o faremos até a entrega total do HMC. Ou seja, voltaremos em outros momentos para avaliar a qualidade do serviço ofertado, pontualmente à medida que as etapas forem sendo entregues. Mas, é importante destacar que saímos daqui extremamente satisfeitos com o trabalho que está sendo realizado para servir a população mato-grossense. Isso porque, sem dúvida, este hospital será um importante ganho para o SUS - Sistema Único de Saúde, não apenas de Cuiabá, mas de todo o estado que busca atendimento aqui. A excelente impressão de tudo o que analisamos, oferta segurança e respaldo para que possamos buscar a viabilização de mais ajuda financeira. Com toda certeza, Cuiabá continuará contando com o nosso apoio”, concluiu.

HMC – Com as três entregas realizadas, o HMC já oferta 180 leitos clínicos, ambulatório, enfermaria, farmácia satélite, parque de imagens que atende serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, além do refeitório. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114