Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quinta, 13 de junho de 2019, 11h11

Advogados podem concorrer à vaga de juiz leigo em Diamantino


A Comarca de Diamantino (208 km a médio-norte de Cuiabá) abre na sexta-feira (14 de junho), a partir das 12h, as inscrições para o credenciamento de juiz leigo. As inscrições são gratuitas, e seguem até às 19h do dia 5 de julho. O processo seletivo é regido pelo Edital 6/2019, assinado pelo juiz André Luciano Costa Gahyva.

 

De acordo com o documento, juízes leigos são auxiliares da Justiça que prestam serviço público relevante, sem vínculo empregatício. O credenciamento do habilitado terá validade de dois anos, admitindo uma única prorrogação por igual período.

 

Os candidatos devem atender a determinadas exigências, dentre as quais, ser advogado com mais de dois anos de experiência profissional; não exercer nenhuma atividade político-partidária; não representar órgão de classe ou entidade associativa; residir, preferencialmente, na comarca; não possuir antecedentes criminais e não ser demandado em ação de natureza civil.

 

O aprovado será remunerado por abono variável, de cunho indenizatório, pelas atuações em favor do Estado, observando o teto máximo correspondente ao subsídio do cargo inicial de Analista Judiciário, qual seja, R$ 5,143,07.

 

Dentre as atribuições do juiz leigo, estão: dirigir processos apreciando pedido de produção de provas; presidir audiências de conciliação e de instrução e julgamento; proferir decisões justas e equânimes, submetendo-as à homologação do juiz togado; intermediar transação penal e composição de danos, após propostas elaboradas pelo Ministério Público; reduzir a termo a conciliação ou composição de danos civis e encaminhar ao juiz toado para homologação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114