Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quinta, 13 de junho de 2019, 12h27

Importância do autocuidado é abordada em imersão de líderes


Olhar para si e entender a importância do autocuidado são o ponto de partida para perceber o outro. Reflexões como estas foram provocadas pela imersão de líderes realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), entre os dias 04 e 13 de junho. Com dinâmicas, rodas de conversa e atividades ao ar livre, a iniciativa ocorreu no Hotel Mato Grosso Águas Quentes.

.

Os 100 participantes foram divididos em cinco turmas, mesclando servidores da Sesp (incluindo Sistemas Penitenciário e Socioeducativo) e das instituições de segurança desconcentradas: Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).

A Academia de Líderes foi criada pela Sesp-MT em 2017 e o projeto foi aprovado como contrapartida de um convênio pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em visita à Cuiabá, a representante da Senasp, Maristela Amaral Gois, conferiu o treinamento e parabenizou a equipe de Gestão de Pessoas. “Fiquei muito feliz com o que vi, é importante perceber a ideia que vemos apenas no papel ao aprovar um convênio ser concretizada. Estão todos de parabéns”.

Toda a capacitação foi planejada e executada pelos servidores da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Sesp-MT. Realizar a imersão fora do órgão fez parte da proposta de sair do ambiente de conforto. “A interação entre os participantes foi muito positiva, e acredito que conseguimos provocar a reflexão sobre a importância do autocuidado, e como isso reflete nos liderados no dia a dia de trabalho”, avalia a coordenadora de Gestão de Pessoas da Sesp, Keila Costa.

 

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel PM Victor Fortes, ressaltou que a iniciativa de congregar os participantes fora do ambiente de trabalho favorece a interação e o aprendizado. “É algo que favorece e nos motiva a refletir sobre a forma que exercemos a liderança, como tratamos os liderados e o que podemos melhorar”.

Aprender sempre

Participante ativo da imersão, o diretor metropolitano da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Douglas Turíbio, analisou que a imersão foi muito proveitosa e proporcionou aprendizados relevantes nos dois dias. “A gente nunca perde por aprender e precisamos sempre estar abertos para a renovação do conhecimento e a troca de experiências com pessoas diferentes”, frisou o delegado que, aos 71 anos de idade, demonstrou disposição e humildade.

 

Já a corregedora-geral da Politec, Flávia Osólio, contou que a capacitação superou a visão que ela tinha de atividades como esta. “Não sabia muito bem o que esperar, não tive experiências boas com dinâmicas de grupo anteriormente, mas desta vez me surpreendi positivamente e quebrei esta resistência”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114