Cuiabá | MT 18/04/2024
Política MT
Sexta, 12 de julho de 2019, 19h07

Programa Municipal de Equoterapia pode ser implantado em Cáceres


 
Os principais benefícios são o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora da postura e do equilíbrio

 

Foto: Karen Malagoli

A opção de tratamento alternativo, como opção terapêutica, denominado Equoterapia, para ajudar pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida, poderá ser implementado no município de Cáceres, (a 234 km de Cuiabá) a Indicação n° 3045/19 foi apresentada pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na última quinta-feira (11). A proposta tem uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Os exercícios realizados com o cavalo altera a resposta do sistema nervoso central e permite melhora na postura e na percepção do movimento.

Conforme a justificativa equoterapia é uma terapia com cavalos que contribui para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a Síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, ortopédicos, posturais, comprometimentos mentais e sociais ou com dificuldade de concentração.

Os principais benefícios são o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora da postura e do equilíbrio; aumenta a autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar; melhora o tônus muscular; permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.

Barra do Garças

Outra indicação (n° 2844/19) do parlamentar será encaminhada ao governo do estado com cópia ao secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, acerca da necessidade de viabilizar recursos restruturação adequação e ampliação da feira de Barra do Garças (distante 521 km de Cuiabá).

Chapada dos Guimarães

Para o Distrito de Água Fria, localizado no município de Chapada dos Guimarães (69 km de Cuiabá), o deputado apresentou a indicação n° 3043/19 propondo a necessidade de recursos financeiros para aquisição de uma ambulância. O pedido foi solicitado pelo presidente municipal do Partido Progressista, Eduardo Neves.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114