Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Segunda, 26 de julho de 2010, 17h44

Médicos adiam cirurgia na coluna para tratar coração de Eliene Filho


A equipe médica do hospital Jardim Cuiabá adiou a cirurgia na coluna que o Eliene Lima Filho, de 15 anos, filho menor do deputado federal Eliene Lima (PP), passaria no último sábado (24). A decisão foi tomada após médicos constatarem que o adolescente apresentava uma ruptura de 15 cm na aorta - artéria que nasce no ventrículo esquerdo do coração e que leva o sangue oxigenado a todo o corpo. O rompimento na artéria foi causado pelo impacto do atropelamento que o ‘Elieninho’ sofreu na noite do dia 7 de julho, na rodovia Emanuel Pinheiro, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

Os médicos descobriram a ruptura após o adolescente apresentar constantes oscilações na pressão arterial, quadro clínico que denota presença de hemorragia interna. Ainda neste domingo o adolescente passou por uma cirurgia que provisoriamente estancou a região. Um especialista em cirurgias cardíacas virá de São Paulo à Cuiabá para operar Filho, que apresenta um quadro de infecção hospitalar. De acordo com os médicos essa infecção é um quadro clínico normal para aqueles pacientes internados há vários dias e que fizeram uso de respiração mecânica.

A equipe médica do hospital explicou a família que a insensibilidade nas pernas de Eliene Filho pode ser em decorrência da deficiência na circulação do sangue, causada pelo ‘trincamento’ da artéria. Os médicos explicaram à família do adolescente que quando não há circulação sanguínea adequada, os membros inferiores (pernas) ficam prejudicados e apresentam insensibilidade. “Há 50% de chances do meu filho voltar a andar e 50% dele ficar paraplégico. Esse quadro só será definido após a cirurgia na aorta e na coluna”, comentou o deputado federal Eliene Lima. Após a cirurgia cardíaca, os médicos irão realizar ainda outra na coluna cervical. A prioridade agora da equipe médica é pôr fim na infecção hospitalar através de antibióticos.

Eliene Filho foi transferido no último sábado da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Rosa, para a mesma ala do Jardim Cuiabá. A mudança de hospital foi em decorrência da escolha do melhor profissional em cirurgia de coluna, que só atende no Jardim Cuiabá.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114