Cuiabá | MT 25/04/2024
Política MT
Quinta, 29 de julho de 2010, 06h35

Proposta determina acesso exclusivo para cadeirantes em eventos


Em Mato Grosso, as pessoas portadoras de necessidades especiais podem ganhar um espaço exclusivo em eventos de entretenimento. A proposta, em tramitação na Assembleia Legislativa, trata da construção de um acesso diferenciado para locomoção de cadeirantes, em eventos realizados de forma esporádica. O projeto de lei (203/2010) é de autoria do deputado Nilson Santos (PMDB).

De acordo com Nilson Santos, nas últimas décadas, o Estado e a sociedade têm formatado políticas públicas que buscam minimizar os problemas enfrentados pelos cadeirantes. “A inclusão dessas pessoas resguarda o direito à igualdade, à proteção e à integração social. Elas já enfrentam muitas dificuldades no seu cotidiano, por isso merecem lugares seguros para assistir aos shows”, destacou o parlamentar.

A matéria define ainda que nos shows em locais abertos, exposições e festas populares, deve-se reservar os locais próximo ao palco aos cadeirantes, facilitando sua visão e a locomoção. De acordo com a proposta, o infrator que não a cumprir está sujeito às penalidades previstas no artigo 56 da Lei Federal n°. 8.078 de 11 de setembro de 1.990.

Nilson Santos explica que o projeto complementa as regras impostas pela Lei Federal n°10.098, de 19/12/2.000, mais conhecida como Lei da Acessibilidade. Essa lei exige o pleno acesso dos cadeirantes aos recintos por meio de rampas, elevadores e aberturas adequadas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114