Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 02 de setembro de 2010, 12h10
Preferência

Gazeta Dados: Maggi dispara em Rondonópolis


Nas 2 vagas disponíveis nas eleições de outubro para o Senado, o ex-governador Blairo Maggi (PR) dispara nas intenções de voto em Rondonópolis. O republicano abocanha 78% da preferência dos entrevistados do Gazeta Dados, no levantamento feito entre os dias 28 e 30 de agosto. A pesquisa mostra o candidato petista Carlos Abicalil em 2º lugar com 26% das indicações. O tucano Antero Paes de Barros obteve 21%, ficando na 3ª colocação, seguido pelo ex-procurador da República, Pedro Taques (PDT) com 18%. O Procurador Mauro (PSOL) surge com 2%; Jorge Yanai (DEM) e Naildo Lopes (PV), 1% cada.

A amostragem de Rondonópolis apresenta um diferencial em relação às 3 primeiras rodadas das pesquisas realizadas pelo Instituto no Estado, Cuiabá e Várzea Grande. Tanto na Estadual quanto na Capital e na Cidade Industrial, o candidato Antero apareceu na 2ª posição e agora tem Abicalil a sua frente. A reação do petista pode ser um reflexo da visita da presidenciável Dilma Roussef (PT) ao município, 2 dias antes da pesquisa. Em carreata, a ex-ministra percorreu as ruas da cidade, pedindo votos para Maggi e ao colega de partido, atualmente deputado federal Carlos Abicalil.

Uma outra alteração no reduto de Blairo Maggi é a pontuação de Taques que, mesmo se mantendo no 4º lugar, aparece com 18%, encostado em Antero que, por sua vez, considerando a margem de erro de 4%, também se aproxima de Abicalil. Se depender do resultado desta pesquisa no 3º maior colégio eleitoral de Mato Grosso, a corrida pela 2ª vaga ao Senado será bastante acirrada e talvez decidida às vésperas do pleito ou na hora do voto.

Os 2 votos - O Gazeta Dados fez simulações em relação à escolha do eleitorado sobre as 2 vagas ao Senado. Na modalidade estimulada, Maggi surge com 67% das opções para o 1º voto, o que praticamente consolida sua vitória. Para o 2º, apenas 9% declararam optar por ele. Os percentuais são bastante desproporcionais, tornando impossível qualquer análise neste momento.

Pedro Taques se sai bem no 1º voto, com um percentual de 7% contra 4% obtidos tanto pelo candidato petista quanto Antero. Como alternativa de 2º, o ex-procurador chega a 11%. Abicalil vai a 22% e o tucano a 17%.

O Procurador Mauro fica com 1%, enquanto Yanai e Naildo zero por cento. Na 2ª opção, Mauro mantém os mesmos 1%. Yanai e Naildo repetem 1%. Indecisos variam de 8% a 22% e brancos e nulos de 9% a 16%, respectivamente para o 1º e 2º voto.

Rejeição - Em 2006, quando foi eleito governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, teve 58.307 mil votos e levou em 1º turno. Maggi, na condição de 1º lugar na corrida pelo Senado, está entre os candidato menos rejeitado em Rondonópolis, com 5%.

Na frente dele, aparecem o Procurador Mauro com 4% , Naildo com 3% e Yanai com 1%. Antero obteve 14%, Abicalil 9% e Taques 7%. Indecisos atingem 29% e brancos e nulos, 28%.

Também na pesquisa ao Senado, o TRE/MT registrou a sondagem sob o número 32 196/2010, feita com 400 entrevistados em 38 bairros de Rondonópolis, divididos em 2 regiões - urbana e rural. A maioria dos eleitores do município são do sexo feminino com 51% e 49% do sexo masculino; 32% têm acima de 45 anos; 63% possuem o ensino fundamental e 75% recebem até 5 salários mínimos por mês.

Presidente - A pesquisa do Instituto Gazeta Dados, que tem por objetivo de informar leitores, telespectadores e ouvintes das empresas do Grupo Gazeta de Comunicação, avaliou também a preferência do eleitorado de Rondonópolis na disputa pela presidência da República.

Na modalidade estimulada, se as eleições fossem hoje, a candidata Dilma Roussef, do PT, teria 60% da preferência dos eleitores. José Serra, do PSDB, aparece com 22% das intenções de voto e Marina Silva, do PV, com 6%.

Os candidatos Zé Maria, do PSTU, Rui Costa Pimenta, do PCO, Plínio Arruda Sampaio, do PSOL e Ivan Pinheiro, do PCB, não pontuaram na pesquisa. Dez por cento se declararam indecidos e 2% manifestaram intenção de anular ou votar em branco.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114