Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Segunda, 06 de setembro de 2010, 14h20
Dúvida

Harrison vence em Leverger, mas Glorinha poderá ser a diplomada


O candidato Harrison Benedito Ribeiro, da Coligação Leverger Não Pode Parar, venceu a eleição suplementar de Santo Antônio de Leverger, realizada neste domingo, 5 de setembro, com 48,99% dos votos válidos. A chapa tem como vice-prefeita Alderian Moreira Rodrigues. A coligação é formada pelo PSDB, DEM e PDT.

O juiz eleitoral da 38ª Zona Eleitoral de Santo Antônio, José de Arimatéria, esclareceu aos eleitores presentes no local de apuração, no centro da cidade, que a diplomação de Harrison Benedito depende do julgamento dos recursos impetrados pelo candidato, no Tribunal Superior Eleitoral, contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que indeferiu o pedido de sua candidatura com base na lei da Ficha Limpa.

'Como o primeiro colocado não obteve 50% mais um dos votos válidos, caso o TSE negue o recurso, será diplomada a segunda colocada", explicou o magistrado.

Harrison obteve 5.481 dos 11.188 votos válidos, contra 5.234 da segunda colocada, Maria da Glória Ribeiro Garcia, a Glorinha, da Coligação Avança Leverger. O terceiro colocado, João Bendito da Silva Neto, do Partido Republicado Brasileiro (PDT), obteve 473 votos.

Do total de 14.071 eleitores, 2.444 não compareceram às urnas, 181 votaram em branco e 258 anularam o voto.

Harrison Benedito era presidente da Câmara dos Vereadores e ocupa interinamente o cargo de prefeito desde 29 de fevereiro de 2009, quando a Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito eleito no pleito de 2008, Faustino Dias Neto (DEM), por compra de votos.

Faustino Dias havia vencido a eleição com mais de 50% dos votos válidos, o que ensejou a determinação de nova eleição no município.

A candidatura de Harrison Benedito foi indeferida pelo TRE no último dia 30 de agosto.Naquela sessão, o Pleno do TRE acolheu, por unanimidade, o recurso interposto pela coligação Avança Leverger, da candidata Glorinha, que questionava a candidatura de Harrisson.

Os membros do Pleno entenderam que Harrisson Ribeiro está inelegível pelo fato de ter sido demito a bem do servido público da Secretaria Estadual de Fazenda em 2006, acusado de envolvimento em fraudes fiscais. O procedimento administrativo que culminou na demissão Harrisson é um dos dispositivos citados na lei da Ficha Limpa. Sua candidatura encontra-se em grau de recurso no TSE.


Urnas de contingência não foram usadas - O município conta com 35 locais de votação, sendo apenas três deles localizados na zona urbana. A zona rural detém o maior número de eleitores, com 8.730 votantes.

Três urnas eletrônicas, do distrito de Lambari, da comunidade Baia São João e da aldeia Córrego Grande, regiões de difícil acesso, chegaram ao centro de apuração de helicóptero. Uma urna, da comunidade São José da Boa Vista, do outro lado do rio, foi levada de barco ao centro de apuração, instalado no ginásio municipal.

O cartório da 38ª Zona Eleitoral de Santo Antônio funcionou em sistema de plantão para emitir a segunda via do título eleitoral. 112 eleitores procuraram o cartório para retirar a segunda via do documento, sem o qual eles estavam impedidos de votar, pela legislação em vigor.

As 59 urnas instaladas nos locais de votação funcionaram como esperado, não tendo sido necessário o uso das urnas de contingência deslocadas para o município pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A eleição suplementar de Santo Antônio de Leverger custou aos cofres públicos cerca de R$ 27 mil, com gastos destinados à alimentação dos mesários, despesas com intimações, diárias para servidores e colaboradores e combustíveis.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114