Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Terça, 28 de setembro de 2010, 19h05
Eleições 2010

Calendário Eleitoral: eleitor não pode ser preso a partir desta terça


A partir desta terça-feira, 28 de setembro, nenhum eleitor poderá ser preso, a não ser em flagrante delito ou em razão de sentença por crime inafiançável como tortura, tráfico de drogas e crimes hediondos. Conforme o artigo 236 do Código Eleitoral, que trata da vedação à prisão no período eleitoral, nessas mesmas condições, a lei proíbe também a prisão de candidatos, membros da mesa na sessão eleitoral e fiscais de partido. A restrição termina 48 horas após o encerramento da votação.

A proibição às prisões neste período, salvo as exceções legais, tem como uma de suas principais finalidades coibir abusos e evitar armações que possam influenciar o eleitor ou colocar em dúvida, por interesse de partidos políticos, os resultados da eleição.

A lei prevê que, caso alguém seja preso, deve ser encaminhado a um juiz competente para verificar a legalidade da detenção, podendo inclusive adiá-la. Aquele que mandou prender indevidamente será responsabilizado, sob pena de detenção por até quatro anos.

No entanto, nada impede que as autoridades policiais mantenham vigilância sob o acusado e efetuem a prisão após as 48 horas subseqüentes ao encerramento da votação.

Candidatos e mesários já não podem ser presos ou detidos desde o dia 18 de setembro. Para eles, a regra vale 15 dias antes da eleição.

Em caso de segundo turno, a lei volta a ser aplicada com 15 dias de antecedência para mesários e candidatos, e cinco dias para o eleitor.

No próximo domingo, 3 de outubro, mais de 2 milhões de mato-grossenses devem comparecer às urnas para escolher o próximo presidente do país, além do governador, senadores, deputados federais e estaduais.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114