Cuiabá | MT 19/04/2024
Política MT
Segunda, 04 de outubro de 2010, 18h04
Eleições 2010

Votos de aldeia indígena foram trazidos de avião para finalizar apuração em Cuiabá


A Justiça Eleitoral em Mato Grosso teve que utilizar um avião na manhã de hoje para buscar os dados de uma seção eleitoral relativos a 73 votos de uma aldeia indigena na cidade de Gaúcha do Norte. No mais, o processo eleitoral no Estado transcorreu na normalidade, sem que fosse necessário empregar medidas preventivas mais severas, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas. A totalização oficial dos votos então só foi possível às 6h50 de hoje (4).

Segundo o TRE-MT, um equipamento adquirido pelo Tribunal Superior Eleitoral apresentou falhas na transmissão de dados via satélite referentes a seção 51 instalada na Aldeia Indígena Mehinako, no município de Gaúcha do Norte, e que pertence a 57ª Zona Eleitoral de Paranatinga.

Na sessão plenária extraordinária ocorrida na manhã desta segunda-feira, 4 de outubro, no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, o presidente da Comissão de Apuração e Totalização das Eleições Gerais de 2010, desembargador Márcio Vidal (foto), realizou a apresentação do Relatório Geral de Apuração das Eleições, referente ao primeiro turno, aos membros desta Corte Eleitoral.

A totalização dos votos de Mato Grosso, esperada para às 21h00 do dia 3, dia das eleições, só não pode ser concluída diante desse único problema, apesar de que todos os esforços foram feitos pela justiça eleitoral para concluir os trabalhos no mesmo dia.

No relatório apresentado pela Comissão constaram informações acerca de todo o processo de apuração e totalização dos votos, desde a realização da Cerimônia de Oficialização do Sistema de Gerenciamento da Totalização ocorrido no último sábado, 2 de outubro, até o término do processamento da transmissão dos votos apurados.

O relatório de apuração e totalização das Eleições 2010 ficará disponível pelo prazo de três dias na Secretaria Judiciária do Tribunal para exame dos partidos políticos e coligações interessadas que poderão examinar dos documentos e apresentar possíveis impugnações.

Após este prazo, a comissão apresentará a Ata Geral das Eleições 2010 e proclamará o resultado definitivo do pleito eleitoral.

No final da sessão plenária o vice-presidente do Tribunal, corregedor e também presidente da comissão apuradora, desembargador Márcio Vidal, e o presidente do TRE, desembargador Rui Ramos Ribeiro, concederam entrevista coletiva para esclarecer a sociedade sobre os fatos ocorridos e apresentar um balanço do processo eleitoral deste ano.

A emissão do relatório de apuração está prevista na Resolução TSE nº 23.218/2010. Também compõem a Comissão Apuradora das Eleições 2010 os juízes membros César Augusto Bearsi e Samuel Franco Dalia Junior.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114