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Política MT
Segunda, 04 de outubro de 2010, 18h34
Dia 3

Ouvidoria e Disque-eleições do TRE registram mais de 5 mil procedimentos em Mato Grosso


 

Equipes registram milhares de ocorrências no dia 3 de Outubro, uma inclusive uma de um eleitor contra a própria Ouvidoria, pela demora no atendimento.

A ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral, responsável por registrar e encaminhar as denúncias que chegam através do telefone 0800 647 8191, contabilizou cerca de 1350 atendimentos entre o dia 2 e o dia 3 de outubro, domingo de eleições. Para garantir o atendimento, a corregedoria do TRE designou 13 atendentes para o trabalho.

Os servidores ficaram durante todo o domingo, das 7 às 18 horas,  registrando as ocorrências que chegavam através dos eleitores que procuraram o serviço. 'Almoçamos na frente do sistema, com os fones nos ouvidos e os cidadãos na linha", comentou Gilson do Carmo, responsável pelo serviço de atendimento.

Mesmo com o reforço na estrutura, a demanda superou a expectativa e houve congestionamento na linha telefônica que dá acesso ao serviço. 'Registramos inclusive uma ocorrência contra a própria ouvidoria. Consta em nosso sistema uma reclamação de um cidadão que não conseguiu falar conosco no primeiro momento em que ligou. A reclamação será encaminhada ao corregedor, desembargador Márcio Vidal, e servirá para aperfeiçoarmos o serviço no segundo turno dessas eleições e também nas próximas eleições que virão", comentou Gilson.

Com a instalação do Gabinete de Gerenciamento das eleições na sede do TRE, as denúncias que chegavam até a ouvidoria eram imediatamente encaminhadas para as autoridades representantes dos órgãos de Segurança, que desencadeavam as ações contra os crimes denunciados.

Em Cuiabá e Várzea Grande, a Polícia Federal realizou 8 detenções. Nos demais municípios do Estado, foram 89 ocorrências, entre detenções por realização de propaganda de boca-urna, transporte de eleitores e até mesmo compra de votos.

Em todas as eleições o TRE amplia a capacidade de atendimento para os serviços oferecidos através de ligações gratuitas, mas sempre enfrenta congestionamento devido à alta procura do eleitor e a grande quantidade de ocorrências no dia da eleição.

Serviço 148
O serviço de informações ao eleitor também foi bastante procurado no domingo de eleições. 4007 atendimentos foram realizados por 26 atendentes. O serviço funcionou das 7 horas manha às 17 horas do domingo. No sábado, o atendimento telefônico foi das 8 às 18 horas.

A principal dúvida que levaram os eleitores a procurar o serviço estava relacionada ao local de votação. Muitos eleitores desconheciam o endereço onde estavam instaladas as respectivas seções eleitorais.

Outra dúvida que congestionou o sistema veio de eleitores que não sabiam como justificar a ausência às urnas. Outra grande quantidade de ligações foram realizadas por eleitores que não conheciam o número do candidato em que iam votar.




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