Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sexta, 08 de outubro de 2010, 09h15
Segurança

Presidente do TRE discute segurança para o 2º turno das Eleições


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, e o juiz auxiliar da presidência, Rodrigo Roberto Curvo, se reuniram na tarde desta quinta-feira, 7 de outubro, com as instituições de Segurança Pública para avaliar o trabalho desenvolvido no primeiro turno e tratar da segurança do segundo turno das eleições presidenciais em Mato Grosso. Os eleitores mato-grossenses terão que comparecer para escolher o presidente da República no período das 8 às 17 horas do próximo dia 31 de outubro.

A primeira manifestação dos representantes das polícias foi a de classificar a eleição como tranqüila e sem ocorrências graves. E baseado nisso que o presidente do TRE optou por manter o planejamento de sucesso do 1º turno.


LEI SECA

O desembargador Rui Ramos solicitou informações acerca de ocorrências relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Ele manteve o modelo de não baixar portaria pela Lei Seca no âmbito do TRE-MT e deixar prevalecer o critério dos juízes eleitorais nos municípios no interior do estado. A decisão do presidente se deu em virtude da baixa ocorrência deste tipo de ocorrência no dia 3 de outubro.

O presidente do TRE declarou ainda que o Tribunal está revisando todos os procedimentos relacionados ao pleito eleitoral com o objetivo de aprimorar os serviços. 'Estamos buscando a excelência no que diz respeito à Eleição. Essa é a nossa tarefa", afirmou o desembargador.


TRANSMISSÃO VIA SATÉLITE

Ele solicitou um relatório dos técnicos de transmissão via satélite contratados pelo Tribunal Superior Eleitoral, contendo informações detalhadas sobre os acontecimentos do 1º turno. O desembargador ainda se reunirá com os técnicos para mostrar o que uma eventual negligência nos trabalhos significa para o TRE e para uma Eleição.


DISTRIBUIÇÃO DE VALE COMBUSTÍVEL

O superintende da Polícia Federal em Mato Grosso, Valmir Lemos, relatou sobre a ocorrência de distribuição de vale-combustível em postos de combustível em Cuiabá e no interior do estado. As ocorrências estão sendo investigadas pela Polícia Federal. Fora isso, nenhum outro relato de situação complicada foi verificado, nem mesmo nas aldeias indígenas que, a princípio, foram alvo de maior preocupação.

Para os Bombeiros a única questão levantada pelo Coronel Aderson José Barbosa, foi sobre um local de votação no bairro Jardim Petrópolis, onde houve um alto índice de mal súbito em conseqüência do calor, atrelado ao espaço físico da escola.

A Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e a Guarda Municipal de Várzea Grande, não registraram ocorrências eleitorais.

O presidente do Tribunal adiantou que toda a demanda elencada na reunião será encaminhada imediatamente para as providências necessárias, inclusive com a visita in loco para averiguação de algumas situações.


TRANSMISSÃO DE DADOS ON LINE EM CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE

O desembargador Rui Ramos comunicou na reunião que o Tribunal Eleitoral de Mato Grosso fará um teste para transmitir os dados dos próprios locais de votação instalados em Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo é acelerar ainda mais o processo de apuração e servir como laboratório para as eleições municipais de 2012. 'Primeiramente o teste será feito em Cuiabá e Várzea Grande, e a expectativa é expandir para todo o estado já na próxima eleição", declarou o presidente.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Diógenes Curado, assim como o superintende da PF, Valmir Lemos, elogiaram e agradeceram a integração das instituições de segurança, assim como a criação do Gabinete de Gerenciamento das Eleições de 2010. 'A integração das polícias e a criação de um ponto de auxílio para esses organismos, trouxe resultados excepcionais, não só para as eleições como para a segurança pública", comentou o secretário.

Além dos já citados nesta matéria também estiveram presentes na reunião o major da Polícia Militar, James Ferreira; o diretor da Polícia Civil, Paulo Vilela; representante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Sirlei Salete Piasecke; o delegado da Polícia Federal, Alexandre Custódio; e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Clarindo Ferreira Silva. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114