Cuiabá | MT 23/04/2024
Política MT
Sexta, 15 de outubro de 2010, 19h02
Eleições 2010

Eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno deve votar no dia 31


Apesar de ser uma continuidade do embate eleitoral de 3 de outubro, o segundo turno das eleições, marcado para o dia 31, é considerado pela Justiça Eleitoral com uma eleição normal, logo, o comparecimento é obrigatório para todos os brasileiros.

A cada turno das eleições, a Justiça Eleitoral lança no sistema nacional de cadastro de eleitores os dados que permitem identificar quais eleitores compareceram às urnas, quais justificaram sua ausência e também todos aqueles que não se dirigiram à sessão eleitoral para depositar seu voto.

Mesmo quem deixou de votar no primeiro turno deverá se apresentar às urnas no segundo turno. A ausência nas urnas, nos dois turnos da eleição, vai desencadear dois registros negativos no histórico eleitoral do cidadão. Após o terceiro registro de ausência, o título de eleitor é automaticamente cancelado pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral.

O fato de ter ou não justificado a ausência no primeiro turno das eleições não isenta o eleitor da obrigação do voto na segunda etapa das eleições que escolherá o novo presidente da República.

Justificativa

A justificativa deverá ser feita, preferencialmente, no dia da eleição, quando todas as urnas eletrônicas do país estarão aptas a receber a justificativa de ausência do eleitor. No domingo de eleições, basta apresentar o formulário na sessão eleitoral, que os mesários lançarão os dados nos sistemas das urnas eletrônicas.

O eleitor também poderá fazer a justificativa por meio de um requerimento escrito, que deverá ser encaminhado ao juiz eleitoral da circunscrição eleitoral a qual pertence. O documento deve trazer os motivos que levaram à ausência.

Após protocolado, o eleitor deverá acompanhar o trâmite do documento para verificar se o magistrado acatou os motivos que o impediu de votar. Caso o requerimento não seja aceito pelo juiz, o eleitor deverá pagar uma multa para regularizar a situação eleitoral.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114