Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quarta, 20 de outubro de 2010, 00h45
Histórico

TCE condena Galindo a devolver quase R$ 50 mil para a Seplan


O prefeito de Cuiabá, Francisco Bello Galindo, foi condenado a devolver com recursos próprios aos cofres do Município o total de 1.435,72 Unidades Padrão Fiscal (UPF), equivalentes a R$ 47.378,76. A restituição foi determinada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso na sessão plenária desta terça-feira (19/10), durante julgamento das contas anuais de 2009 da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento e Gestão de Cuiabá, pasta sob a sua responsabilidade no exercício passado. As contas foram julgadas regulares com recomendações, determinações, restituição e multa.

O TCE julgou ilegal e antieconômico os juros e multas pagos pelo então secretário por atraso no recolhimento de contribuições previdenciárias e pagamento de contas de energia elétrica. O relator do processo foi o conselheiro Humberto Bosaipo, que nesse quesito acolheu voto-vista do conselheiro José Carlos Novelli.

Inicialmente, Bosaipo tinha proposto abertura de tomada de contas especial para apurar responsabilidade pelo atraso, já que na defesa o gestor alegou que a Seplan não tinha recebido repasses da Secretaria de Finanças para quitar os débitos em tempo. Porém, prevaleceu a posição do conselheiro Novelli.

Pela decisão, a Prefeitura de Cuiabá também terá que planejar e executar o pagamento de restos a pagar dos exercícios anteriores até 31 de dezembro de 2012, assim como regularizar as pendências relativas a recolhimentos previdenciários observados no processo. Francisco Galindo foi ainda multado em 100 UPF por outras irregularidades apontados no processo de contas anuais da Seplan.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114