Cuiabá | MT 20/04/2024
Política MT
Quarta, 23 de junho de 2021, 16h04

Seciteci firma termo de compromisso com Prefeitura de Peixoto de Azevedo para oferta de curso técnic


 O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato assinou o termo de cooperação técnica junto ao prefeito Maurício Ferreira de Souza, de Peixoto de Azevedo (672 km ao Norte da Capital), para a realização do Curso Técnico em Agropecuária, no distrito de União do Norte. O curso será realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos.

Segundo o gestor da Seciteci, Nilton Borgato, estas parcerias, entre Estado e Município são fundamentais para que os cursos possam ser efetivamente realizados. Ele ressalta que a cidade possui forte potencial minerador e parte da transição gradativa do garimpo para a agropecuária de pequeno, médio e grande porte, portanto precisa de profissionais capacitados para atuar neste setor.

“Esta capacitação será uma ferramenta de fomento neste processo de desenvolvimento da agricultura familiar nos 11 assentamentos rurais e até nas aldeias indígenas, com foco em ofertar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, para atender as demandas do agronegócio na região”, falou.

O prefeito Peixotense enalteceu o Estado por se fazer presente na formação educacional e profissional dos cidadãos, ampliando a oferta de cursos técnicos profissionalizantes especialmente no distrito União do Norte, que é essencialmente agrícola. Além disso, esta iniciativa fomenta a produção, além de gerar mais emprego, renda e desenvolvimento rural.

“Agradecemos ao governo do Estado pela parceria, este apoio da Seciteci certamente vai nos ajudar a crescer e desenvolver ainda mais. É uma união de forças, com a presença do Estado nas pontas, onde a expectativa é de que esses jovens depois de formados possam atuar na região, dando a parcela de contribuição por meio do aprendizado e trabalho”, ressaltou o prefeito.

Este é o maior Projeto de Assentamento da América Latina, que se destaca na produção grãos, gado de corte e leite e nas cadeias produtivas da agricultura familiar dos 11 assentamentos rurais adjacentes.

De acordo com a Secretária de Educação do município, Raimunda Barbosa, as aulas serão ministradas na Escola Estadual Leonísio Lemos Melo, para cerca de 30 alunos, com o apoio logístico da Prefeitura.

“O distrito é a nossa maior área rural, portanto é importante ofertar cursos que possam agregar e somar aos moradores dentro da sua realidade, dando o suporte e apoio necessário para que eles possam estudar”, disse.

A Seciteci disponibilizará o quadro de professores, material didático, certificação e diplomação dos alunos, material de consumo administrativo e demais demandas de caráter pedagógico. Em contrapartida, o Município ofertará o suporte logístico referente ao transporte dos estudantes para as aulas regulares, visitas técnicas e aulas práticas a campo, bem como a disponibilização de um coordenador local e apoio logístico à escola, onde o curso será ministrado.

Ao todo serão formalizados nove termos de cooperação. Além de Peixoto de Azevedo, Mirassol D’Oeste e Pontes e Lacerda, também contarão com os cursos os municípios de Campos de Júlio, Aripuanã, Colniza, Querência, Paranatinga e Alto Boa Vista. Pelo menos 270 alunos serão contemplados.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114