Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quarta, 30 de junho de 2021, 15h14

Pra Frente Cuiabá: Aulas de três cursos do Qualifica têm início


As primeiras turmas da 1ª etapa do Qualifica Cuiabá - que integra as ações do Programa Pra Frente Cuiabá - já começaram as atividades na capital. As aulas são realizadas na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai, localizado no Distrito Industrial, em Cuiabá. O programa Pra Frente Cuiabá e é mais uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro sendo projetado e organizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro que tem um cuidado especial com as causas sociais do município. Por iniciativa de Márcia, a capital vem desenvolvendo ao longo dos anos, o projeto Qualifica e em 2021 a ação passou a fortalecer o novo programa Pra Frente Cuiabá, que é coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e abarca as pastas de Assistência Social, Direitos Humanos e da Mulher.

“Esse é mais um compromisso assumido em campanha que visa oferecer de forma gratuita, a qualificação profissional para acesso ao mercado de trabalho. Estamos lançando uma série de programas. A gestão Emanuel Pinheiro não para. Temos que preparar a capital nesse período de pandemia como também no pós-pandemia, a fim de garantir a geração de emprego e renda”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Os cursos já iniciados são o de eletricista de edificação predial, operador de empilhadeira e de distribuição de rede de energia. As vagas foram 100% ocupadas pelo público masculino. Gilmar Belo, 24 anos é um dos participantes que escolheu o curso de eletricista de edificação predial, pois já possuía noções básicas de execução dos trabalhos. Ele conta que pretende aprender as técnicas corretas e obter o certificado de conclusão para melhorar o curriculum. “Só de me inscrever no curso, as oportunidades começaram a surgir, muitas portas já estão se abrindo”, contou o aluno.

De forma dinâmica, o professor José Carlos da Silva, pertencente ao quadro de profissionais do Senai- responsável pela ministração dos cursos do Qualifica, informou que além da introdução geral sobre a profissão escolhida, os alunos aprendem sobre a importância da apresentação pessoal como trabalhador e quais as garantias que serão obtidas ao longo do tempo. “Além do salário no final do mês, os participantes entendem sobre a importância da abertura do cadastro como Micro Empresário Individual- MEI, as formas de gerir o trabalho e os recolhimentos tributários mensais”, pontuou o professor.

“Acreditamos na educação profissional como grande impulsionadora do desenvolvimento local. Agradecemos a Prefeitura de Cuiabá por confiar em nossa instituição Senai como parceiro. Projeto que tem um propósito maior que é transformar vidas, por meio da qualificação e geração de emprego e renda”, afirmou a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun.

Para informações e demais esclarecimentos entrar em contato pelo wattssapp- 9280-3239.

Pra Frente Cuiabá

Ações de infraestrutura, mobilidade urbana, fomento na geração de empregos, na produção do campo, resgate do turismo e valorização da cultura cuiabana se interseccionam para construir uma cidade cada vez mais sustentável, tecnológica, planejada e que proporcione qualidade de vida aos seus habitantes. No Pra Frente Cuiabá, a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor. O programa abarca cinco principais ações, já anunciadas: Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Cuiabanco e Agro da Gente. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114