Cuiabá | MT 19/04/2024
Política MT
Quinta, 09 de dezembro de 2010, 12h55

Senador Marconi Perillo apóia construção de usina na divisa de Mato Grosso com Goiás


O Senador Marconi Perillo, eleito governador de Goiás em 2010, manifestou total apoio a Construção de uma usina hidrelétrica na divisa do Rio Araguaia entre as cidades de Santa Rita do Araguaia em Goiás e Alto Araguaia em Mato Grosso. Ele recebeu representantes dos municípios em seu gabinete em Brasília na tarde da ultima terça-feira (07.12).

O Deputado Valtenir Pereira (PSB), os prefeitos de Alto Araguaia, Alcides Batista, e de Santa Rita, Carlos Salgueiro, vereadores de ambos os municípios, além do Diretor da empresa EDP – distribuidora de energia elétrica, André Luiz de Castro, apresentaram o projeto do aproveitamento hidrelétrico do Consórcio Ener-Rede Couto Magalhães que prevê a construção de uma barragem de 918m de extensão no rio Araguaia, a cerca de 90 km da sua nascente, formando um lago de 9,11km² (911) hectares, com potência de 150MW.

Em 2001 o consórcio Ener venceu a concessão do leilão para a construção da usina. Em seguida foi realizado um estudo durante nove anos pelo Estudo e Impacto Ambiental – EIA, e Relatório de impacto Ambiental – RIMA que foi concluído neste ano e aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais- IBAMA.

Neste momento os empreendedores estão aguardando a liberação da licença prévia e de instalação para dar inicio as obras, que deverão ser iniciadas em abril de 2011. O empreendimento está avaliado em R$ 500 milhões, criará cerca de 800 mil empregos e atenderá as regiões centro-oeste e sudeste.

O projeto indica que a construção do aproveitamento hidrelétrico, provocará baixo impacto sócio ambiental, uma vez que na área diretamente afetada não foram identificadas unidades de conservação, áreas indígenas, comunidades quilombolas, praias naturais ou cavernas, e não causará interrupção da migração dos peixes já que a cachoeira Couto Magalhães é um obstáculo natural a piracema. E salienta ainda que somente 04 famílias terão suas moradias atingidas.

Para Pereira é essencial a viabilização deste projeto para o estado. “ Teremos energia limpa, seremos auto-suficiente e poderemos até exportar para a região sudeste, todos seremos contemplados”, observou.

De acordo com o Prefeito Alcides, este será um beneficio para toda a região, já que terão energia em abundância e de qualidade. “Com certeza teremos um grande avanço, além dos royalts que entrarão nos cofres da prefeitura, teremos o ICMS que somará ao valor agregado do município, e ainda um ganho com o índice de participação do ICMS no estado, é bom para todos”, destacou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114