Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sexta, 10 de dezembro de 2010, 06h13

CAS aprova projeto de Serys voltado para os trabalhadores


A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta ontem (8) o PLS 153/06, de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que reduz prazo para saque do FGTS por desempregados.

O projeto prevê que o trabalhador que passar um ano fora do regime do FGTS terá o direito de sacar o saldo da conta vinculada do fundo já no primeiro dia útil após o fim desse prazo, ao contrário do que ocorre hoje. O relator da matéria foi o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e votou favoravelmente. “O dinheiro é do trabalhador. É uma proposta correta e agora vai para a Câmara”, disse Azeredo.

Segundo Serys, há vasta jurisprudência no sentido de que, no caso das contas inativas, o trabalhador tem direito a receber diretamente seus créditos relativos à correção do FGTS, sem passar por contas vinculadas do Fundo. “Para evitar prejuízo aos trabalhadores credores do FGTS e a multiplicação de processos judiciais, propomos alteração na Lei nº 8.036, de 1990, para obrigar o pagamento de créditos de correções do FGTS, no caso de contas inativas, diretamente aos trabalhadores beneficiados”, disse Serys. “Fico muito feliz com essa aprovação.”




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114