Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 26 de janeiro de 2011, 17h43

Lei vai penalizar proprietários de imóveis com focos do mosquito da dengue


Proprietários de imóveis em que sejam encontrados focos do mosquito da dengue, a partir de agora, serão penalizados, pela Prefeitura de Cuiabá. Os moradores que não se adequarem à nova lei sofrerão penas, com multas que podem chegar a R$ 1 mil. A lei, de autoria do vereador Roosevelt Coelho (PSDB), sancionada pelo Executivo Municipal em dezembro passado, pretende minimizar o alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, na Capital, em especial no período de chuvas.

De acordo com o vereador, grande parte da população está conscientizada quanto ao perigo da doença, no entanto, ainda existem indivíduos que não se incomodam com o risco do mosquito.

“Existem pessoas que não tomam as precauções necessárias para a eliminação do causador da doença, muitas vezes por desconhecimento, o que é pouco provável, ou por desleixo”, argumenta ele. “E essa parte mínima da população acaba por prejudicar o esforço da grande maioria, que age diurnamente na prevenção”, justifica Coelho.

Segundo Roosevelt, a nova lei vai atingir a ‘sensibilidade de bolso’ da população. “Ao saber da penalidade, as pessoas vão se preocupar mais com a eliminação dos focos do mosquito, esse é o objetivo da lei”, pondera o parlamentar.

Dados

Em 2010, a Secretária Municipal de Saúde registrou 5.165 casos da doença, 95 delas, da forma mais grave. Sete pessoas morreram, na qual, quatro mortes ainda estão sob investigação. Já o ano de 2011 começa sob intensas chuvas. Em Cuiabá, o quadro epidemiológico de 2010 e as condições climáticas são motivos mais que suficientes para acender o alerta e mobilizar a população contra a dengue.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114