Cuiabá | MT 25/04/2024
Política MT
Sexta, 04 de março de 2011, 17h15
Várzea Grande

'A Justiça manda, mas o povo manda muito mais' - diz Madureira sobre recurso de Murilo Domingos


 

Populares permanecem em frente a prefeitura de Várzea Grande durante ato de posse do vereador João Madureira no cargo provisório de prefeito da cidade. Foto: PlantãoNews

Alberto Romeu
PlantaoNews

O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), sofreu hoje sua segunda derrota na manutenção pelo cargo de chefe do executivo municipal. Na terça-feira passada (2), o prefeito foi afastado de suas funções por decisão da Câmara do município que instalou na ocasião uma Comissão Processante para investigar denúncias contra a administração. Também na ocasião os vereadores reprovaram as contas do prefeito, seguindo parecer do Tribunal de Contas do Estado.

Hoje pela manhã o vereador João Madureira (PSC) tomou posse no cargo de prefeito do município por período de até 180 dias  prazo definido do afastamento de Murilo Domingos  seu vice Sebastião Gonçalves dos Reis. Tião da Zaeli, como é conhecido, compareceu ao ato de posse - mesmo estando afastado - e apoiou a decisão da Câmara em afastar o gestor e a ele próprio. Segundo Tião, a cidade está um caos e as constantes licenças para tratamento de saúde de Murilo inviabilizam a adminstração. Ele detalhou ainda um grande volume de dívidas do município e do próprio Departamento de Água e Esgoto - DAE.

Em sua posse (veja vídeo a esquerda), João Madureira falou em responsabilidade, dizendo que o prefeito afastado Murilo Domingos deixou a cidade num caos. O prefeito em exercício decidiu que vai substituir praticamente todos os secretários e não poupou nem mesmo aquele que chamou de 'meu amigo', o médico Renato Tetilla, da Saúde. "Ontem nos filmamos gente saindo da sua secretaria com 3 a 4 carros de documentos. O dr. Tetilla é meu amigo, servimos o Exército juntos - disse Madureira complementando não ter nada contra ninguém, mas "temos contra o roubo que está acontecendo em Várzea Grande" frisou, sendo aplaudido pelo auditório lotado de servidores, vereadores e jornalistas.

Comentando sobre a possibilidade de Murilo Domingos reaver o cargo por via judicial, Madureira afirmou que "quem manda é a Justiça, mas a vontade do povo manda muito mais e a população não aguentava mais" - disse referindo-se a administração do prefeito afastado, que encontra-se em seu segundo mandato.

João Madureira discursa no ato de posse como prefeito interino de Várzea Grande. (Foto: PlantãoNews)

Justiça mantém afastamento - No final da tarde de hoje o juiz plantonista da 1ª Vara Especalizada da Família e Sucessões, em Cuiabá, Luiz Carlos da Costa, negou o pedido de liminar do prefeito Murilo Domingos para retornar ao cargo. O advogado de Murilo, argumentou cerceamento de livre defesa.

Em seu despacho, o juiz Luiz Carlos da Costa afirmou que já passou da hora de se
"por fim ao uso do aclamado 'jeitinho brasileiro', espécie de câncer em permanente metástase a dilacerar o corpo social (...) e é necessário debelar ou reduzir o avanço do mal.  Portanto com esse mesmo raciocínio entendo que a Câmara Municipal pode, em caráter preliminar, afastar temporiamente o prefeito e o vice-prefeito, diante de fatos gravíssimos, devidamente compravados", concluindo que as provas apresentadas pela defesa de Murilo não vislumbram relevancia jurídica para suspender o decreto que afastou o prefeito e seu vice.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114