Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quinta, 10 de março de 2011, 10h19
Dengue

Com coleta de pneus, vereador ajuda Prefeitura e comunidades em prevenção


A definição de um local único para o armazenamento adequado de pneus velhos e descarte de materiais similares, como câmaras e restos de borracha, foi discutido pelo vereador Professor Neviton Moraes (PRTB), segundo secretário da Câmara de Cuiabá, com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva, durante visita a diversas borracharias do Grande CPA (Morada da Serra), na região Norte da cidade.

Professor Néviton observa que a Grande Morada da Serra possui quase 100 borracharias e similares, sem um local adequado para descarte dos pneus. Ele percorreu diversas borracharias com o secretário Lécio Victor Monteiro e coletaram sugestões dos profissionais que atuam no ramo.

Neviton Moraes entende que, em algumas borracharias, há necessidade de bloqueio químico, com uso de bomba costal motorizada, e tratamento em 100% dos reservatórios não removíveis.

“Essa estratégia de intensificação visa eliminar o mosquito transmissor da dengue, prevenindo para que não haja a infestação do mesmo e conseqüentemente controlando possíveis epidemias”, argumenta o vereador do PRTB.

Professor Néviton mostrou aos borracheiros o ciclo da dengue. A falta de um local adequado para os pneus pode transformá-lo em local propício para a proliferação do Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue) depositar suas larvas.

“Os pneus não são recintos para o mosquito depositar suas larvas, mas a falta de limpeza armazenamento ou descarte em locais inadequados, acaba por transformá-los em local propício para a fêmea do inseto se reproduzir”, ensina Néviton Moraes, que é professor da rede pública há duas décadas.

“É justamente isso que discutimos com o secretário de Meio Ambiente: um local adequado para descartar os pneus de forma correta, para não dar lugar para o mosquito se proliferar”, afirma Professor Néviton. Ele lembra que o mosquito da dengue não se prolifera em águas sujas, o que pode ser descartada a existência de larvas nos esgotos da cidade.
Neste período do ano, em que as chuvas são intensas e a temperatura é alta, a população deve ficar atenta, pois se contrair a doença transmitida pelo mosquito e não ser tratada corretamente poderá levar o indivíduo à morte.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114