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Política MT
Quarta, 06 de abril de 2011, 08h44

Dilmar propõe estadualização de estradas


Preocupado com o isolamento de Rondolândia (distante 1.600 km de Cuiabá), cujo único acesso pavimentado se dá pelo estado de vizinho de Rondônia, o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) propôs a estadualização da estrada que liga aquele município à cidade de Aripuanã (1.065 km a noroeste da capital).

O texto prevê que a rodovia terá uma extensão aproximada de 295 Km, iniciando na MT 208 em Aripuanã, no entroncamento do trecho indígena Arara do Rio Branco, passando pelo Rio Roosevelt, pela agropecuária Rio Branco no Igarapé Curral da Vara até a sede de Rondolândia.

“É um absurdo que Rondolândia não tenha acesso rodoviário direto à Cuiabá. Os trechos da rodovia MT–313, não passam de esboço, e a única alternativa para quem mora lá, é cruzar a divisa com Rondônia até a cidade de Comodoro pela BR-174”, lamentou Dal’Bosco, lembrando que a reivindicação partiu do vereador por Aripuanã, Joveniro Massimo dos Santos, popular ‘Baiano da Conselvan’.

Dilmar relata ainda, a dificuldade dos munícipes para escoamento das produções agropecuária e agrícola familiar de Rondolândia, cujo único acesso direto à Aripuanã corta uma fazenda particular, onde os motoristas são obrigados a pagar pedágios altíssimos.

“Nos últimos anos Mato Grosso sofreu um boom de obras estruturantes, mas, em meio há tantos avanços, ainda existem municípios completamente isolados como é o caso de Rondolândia.”, afirmou.

GUARANTÃ DO NORTE A estadualização da Estrada da Páscoa, que liga os municípios de Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo, também tramita na Assembleia Legislativa por iniciativa do democrata Dilmar Dal’Bosco.

A rodovia proposta, terá uma extensão de aproximadamente 183 Km, iniciando no km 724 da BR-163 em Guarantã do Norte, passando pelo Rio Peixotinho no município de Matupá, até o Distrito União do Norte em Peixoto de Azevedo.

Para justificar o projeto, Dal’Bosco afirma que a estadualização permitirá que a interligação receba recursos do governo de Mato Grosso, o que beneficiará os moradores das Comunidades Padovani e União do Norte, bem como toda a população da região norte.

“Atualmente os munícipes sofrem com o problema da locomoção, tendo em vista que o acesso às principais rodovias é realizado por meio das estradas vicinais. Queremos minimizar o sofrimento dessas pessoas, que precisam se deslocar até o centro urbano, para atendimento médico especializado e atividades comerciais”, defendeu Dilmar.




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