Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 14 de abril de 2011, 10h47

Diretor da Agecopa compara sistemas BRT e VLT em reunião na AL


O diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, confirmou a utilização do BRT (Bus Rapid Transit) como o sistema de transporte rápido escolhido para o Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. Entretanto, não descartou o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Durante a reunião da Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Copa do Pantanal de 2014, ocorrida no final da manhã de ontem (13), na Assembleia Legislativa, ele disse que a decisão foi tomada pelos municípios envolvidos ainda antes da criação da Agecopa.

“Existe um trabalho pronto sobre a viabilidade dos sistemas BRT e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), inclusive com análise dos custos operacionais deles para os dois principais eixos do transporte coletivo entre Cuiabá e Várzea Grande. Entretanto, o sistema BRT proporciona solução flexível e vai contemplar por um bom tempo as necessidades da população, e o VLT não é economicamente viável. Entretanto, nada impede o desdobramento do sistema modal”, explicou.

Segundo o cronograma de trabalho, as obras já foram pactuadas e já estão sendo licitadas a partir do Edital nº104/2011. Elas somam R$ 357 milhões e os ganhadores serão conhecidos até o próximo dia 10 de maio.

Durante o encontro, o presidente da Comissão da AL, deputado Wagner Ramos (PR), chamou a atenção para o afunilamento do prazo para conclusão das obras.

“Nossa maior preocupação é com o cumprimento dos prazos uma vez que o tempo é cada vez menor em função das discussões, que são necessárias. Já perdemos praticamente um ano de obras por conta do período eleitoral de 2010, com as restrições legais impostas aos recursos públicos, entre outras limitações”, observou Ramos.

Na ocasião, em resposta ao vice-presidente da comissão, deputado J. Barreto (PR), Carlos Brito disse que ainda não existem números relacionados a desapropriações e seus custos, e o deputado Luiz Marinho (PTB) lembrou da priorização dos projetos de acessibilidade no conjunto das obras.

O representante da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Mato Grosso (Assut-MT), Jean Van Der Haute, disse que os sistemas BRT e VLT são modelos com realidades diferentes. A entidade elaborou um Plano Setorial Estratégico de Transporte e Mobilidade do Aglomerado Urbano Cuiabá-Várzea Grande.

Também participaram da reunião da Comissão de Acompanhamento da Agecopa os deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Ondanir Bortolini-Nininho (PR).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114