Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 29 de abril de 2011, 15h44

Jayme Campos critica o Incra, diz estar preocupado com a Copa de 2014 e cobra eficiência da Infraero


O senador Jayme Campos criticou a demora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em proceder à regularização fundiária no Mato Grosso. Jayme Campos inquiriu o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, durante audiência pública realizada hoje pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Celso Lacerda reconheceu que o estado lidera as pendências na regularização de títulos em faixa de fronteira e respaldou as críticas de Jayme Campos quanto à ineficiência do órgão. Segundo revelou, a realização de georreferenciamento no estado só está saindo com ordem judicial.

 

Jayme Campos também aproveitou para defender a criação da Agência Reguladora Territorial Rural (ARTR), proposta por ele por meio do PLS 401/08 e destinada a regular a compra de terras no país por estrangeiros.

 

Preocupação com a Copa de 2014

 

O senador Jayme Campos, da tribuna do Senado Federal, mostrou-se preocupado com as obras da Copa do Mundo de 2014. “Temos acompanhado bem de perto as possíveis realizações que serão feitas em todas as cidades subsedes. Mas até o momento pouco ou quase nada efetivamente foi feito”, destacou Jayme.

 

Outra preocupação do senador são as obras de mobilidade urbana. “Essas obras eu as considero as mais difíceis. Há o enfrentamento que tem que ser feito, sobretudo quanto à da desapropriação para melhoria, principalmente na questão do transporte coletivo”, disse Jayme.

 

No pronunciamento, Jayme Campos afirmou também que no Mato Grosso ainda precisa ser decidido se vai será o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou Bus Rapid Transport (BRT). “Até agora não se chegou a nenhuma conclusão. Há, sobretudo, a questão dos recursos e da problemática que irá surgir sobre concorrência pública, tomada de preços etc. Por isso, estou aqui hoje para manifestar minha preocupação”, enfatizou.

Jayme cobra eficiência da Infraero

O senador Jayme Campos usou a tribuna nesta quinta-feira para cobrar eficiência da Infraero na execução das obras nos aeroportos para a Copa de 2014. “As possibilidades que as obras sejam finalizadas dentro do tempo previsto são remotas, e, mesmo que concluídas a tempo, serão insuficientes para atender à demanda estimada. O quadro, lamentavelmente, é crítico e aponta para o já anunciado estrangulamento do setor”, disparou.

 

Segundo o senador, estudos do IPEA apontaram uma situação crítica nos preparativos da Copa de 2014. Jayme Campos disse que em Cuiabá, subsede do Mundial de Futebol, os estudos demonstram que são necessários pelo menos, 92 meses ou sete anos e meio para cumprir as etapas de uma obra desse porte. “E essa é a situação na maioria das demais cidades-sede não é muito diferente”, lamentou Jayme.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114