Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Segunda, 09 de maio de 2011, 11h34

CST debate critérios de cobrança de impostos da SEFAZ


A primeira Câmara Setorial Temática (CST) realizada, na ultima quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa, estudou, discutiu e sugeriu ações para desenvolver a unificação e simplificação dos critérios na cobrança do ICMS estadual. Na ocasião, os representantes da classe comercial e industrial debateram os critérios da cobrança do ICMS unificado no Estado de Mato Grosso.
O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), autor da CST, explicou que todos os critérios devem passar pela Assembleia Legislativa, porém, deixou bem claro que a discussão não se trata de um pedido de isenção do ICMS, mas sim, confirmar o que será pago.

“Temos que rever essa cobrança da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) em determinados setores”, assinalou Dal Bosco.

Na avaliação do consultor da CST, Paulo Moura, a Sefaz precisa fazer mudanças para que as empresas não sofram com os impactos econômicos em relação ao recolhimento dos impostos. “Uma alteração nos critérios é importante para melhorar a economia das empresas”, acredita ele.

De acordo com o presidente do SindPetróleo, Aldo Locatelli, o Estado encontra barreiras quase instransponíveis para fazer modificações na legislação tributária, como é o caso da infraestrutura viária, que também influencia no aumento da tarifa tributária.

Ele entende que a cobrança do ICMS no Estado é antiga e precisa de uma reforma. “A cobrança do ICMS em Mato Grosso é um emaranhado de problemas que vem desde o ex-secretário (Éder Moraes), temos que fazer alguma coisa para reverter esse quadro. São muitos entraves que incomodam os empresários que se sentem acuado diante dessa situação”, afirmou Locatelli.

Participaram da reunião representantes da Fiemt, Fecomércio, Sescon, Siscon, OAB, Junta Comercial, Ager, Sebrae, Associação do Comércio de Mato Grosso, CDL e Sicme.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114