Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 13 de maio de 2011, 17h46

Coordenadora motiva equipe de agentes da Justiça


A juíza Ana Cristina Silva Mendes, designada para coordenar durante o biênio 2011/2013 o programa Justiça Comunitária em todo o Estado de Mato Grosso, realizou na noite de quinta-feira (12 de maio) uma reunião com agentes comunitários da Justiça e Cidadania da região de Cuiabá. A magistrada ouviu atentamente as sugestões e reivindicações de cada um dos quase 40 agentes participantes e ponderou que será um período de muito trabalho, mas também de recompensa social pelo empenho de cada um. A reunião foi realizada na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva.

O programa Justiça Comunitária previne litígios na própria comunidade onde atuam os agentes, favorece a conciliação entre as partes e aproxima o Poder Judiciário da população, evitando que novas ações judiciais tenham início, o que contribui para a redução da cultura da litigiosidade e do estoque processual.

O encontro com os agentes começou pela apresentação da própria magistrada. “Sou juíza há 12 anos e tenho o programa Justiça Comunitária como a meninas dos olhos, em decorrência dessa iniciativa representar a justiça social”, asseverou a magistrada, que jurisdiciona na Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Cuiabá. Em seguida, a magistrada ouviu um a um cada agente comunitário da Justiça e Cidadania presente. “O encontro com os agentes comunitários foi ótimo, sobretudo pudemos conhecer a realidade deles, o que vem dando certo e o que necessita de melhorias. Vamos nos reunir mensalmente, bem como manter a educação continuadas dos agentes”.

Agente comunitária no Bairro Planalto, em Cuiabá, Estelita Mendes (à esquerda) explicou que na região a população dá total apoio à Justiça Comunitária. “Temos uma senhora que nos ajuda inclusive com transporte. Nosso maior problema está relacionado às drogas, precisamos de mais palestras que abordem o tema“, sustentou. Larissa Cristina da Silva, agente em Acorizal, também informou que a comunidade é bastante participativa e que o Poder Público apóia a iniciativa na região. “Em um dia de trabalho atendo uma média de 25 pessoas. Estou motivada pela conversa com a juíza. Ela nos mostrou que teremos muitas ações pela frente”.

Maria Aparecida da Silva é agente comunitária da Justiça e Cidadania no bairro Praeiro, em Cuiabá, há quatro anos. Segundo ela, apesar de o início das atividades ter sido difícil, a comunidade entendeu a importância do programa e hoje o trabalho como agente é bastante solicitado. “Ainda assim, precisamos de divulgação de nossas funções. Isso ajudaria a ampliar a Justiça Comunitária”, salientou. O mesmo defendeu a agente há oito meses do bairro CPA III, Márcia Eloisa Vieira (à direita). “A comunidade carente ainda não sabe tão bem sobre nossos trabalhos e olha que andamos bastante de casa em casa. Depois dessa conversa de hoje, acho que vamos evoluir bastante”, complementou.

Responsável pelo atendimento em oito comunidades da região do Distrito de Nossa Senhora da Guia, Sebastião de Almeida Andrade disse esperar muito trabalho em prol da sociedade mais carente. ”Em minha região as dúvidas mais frequentes são em relação a procedimentos previdenciários. Saio motivado para o trabalho”, revelou.

No encontro os agentes receberam o Guia do Agente Comunitário atualizado. O livro, com 75 páginas, traz endereços, telefones e funções de órgãos de atendimento ao público, como delegacias, juizados especiais cíveis e criminais, cartórios, e também noções básicas de Direito Trabalhista, do Consumidor, de Família e Previdenciário, por exemplo, algumas das áreas abordadas pelos próprios agentes comunitários.

Atuação – O programa Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso atua hoje com 15 postos em Cuiabá, incluindo o Distrito de Nossa Senhora da Guia e o Município de Acorizal. As Comarcas de Várzea Grande, Poconé, Chapada dos Guimarães e Lucas do Rio Verde também participam da iniciativa.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114