Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quarta, 18 de maio de 2011, 11h43

Assentados de Paranatinga reivindicam a regularização de terras


Uma comitiva composta por membros da Associação do Assentamento Boa Vista, localizado no município de Paranatinga, procurou o deputado estadual Zeca Viana (PDT) ontem (17), pedindo ajuda no processo de regularização fundiária dos lotes das 172 famílias que moram na comunidade.

“É um assentamento como tantos outros de Mato Grosso. Sem infraestrutura, sem atendimento por parte dos órgãos competentes e esperando a regularização fundiária para dar mais segurança e esperança de melhorias aos assentados”, disse Zeca Viana.

Segundo o presidente da associação do Assentamento Boa Vista, Antônio Pinheiro Carneiro, há 14 anos as famílias lutam pela regularização da área, mas não conseguem passar pelo entrave burocrático do Incra. Da comitiva também participava José Luis de Lima, vice-presidente da Associação; Cláudio Gall, tesoureiro; e Adelar Zimmer, fiscal.

Os trabalhadores rurais também solicitaram ao deputado auxílio em um novo projeto para abertura de novas culturas e fonte de renda aos assentados. “Nossa prioridade será a regularização da área. Depois partiremos aos novos projetos, sendo que também estou trabalhando pela reestruturação da Empaer, que é quem deve prestar esse tipo de assistência ao pequeno produtor rural”, explicou o deputado.

O assentamento Boa Vista fica a 180 km de Paranatinga, por estrada de terra. A principal atividade econômica é a pecuária. Os assentados contam que a situação é de isolamento. “Ali falta principalmente comunicação. Não temos sinal de telefone, celular ou internet. Quando o único orelhão da região estraga, temos que andar até 40 quilômetros para fazer uma ligação. É uma situação de abandono”, disse José Luis.

O deputado garantiu que vai acompanhar o processo e no próximo dia 26 encaminhará uma equipe ai Incra para debater a situação com os técnicos do órgão e os assentados.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114