Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quarta, 18 de maio de 2011, 15h57

Representantes do poder público e do comércio debatem revitalização do centro histórico de Cuiabá


Na  sessão itinerante desta segunda-feira (16), que ocorreu no Palácio da Instrução, o  vereador Tiago Nunes ouviu representantes do governo e comércio, sobre a revitalização do centro  histórico de Cuiabá, pensando na Copa de 2014 e na melhoria da segurança, infraestrutura e imagem desse patrimônio cultural. "Temos que acabar com a cracolãndia do centro, melhorar a segurança – que hoje é 99% particular – e escutar os moradores, resovler a questão da imagem e da fiação” diz Tiago.

Entre os projetos, ele adianta que a Rede Cemat se propôs a financiar o projeto de rebaixamento da fiação, que irá melhorar muito a imagem, pois, além de evitar a “emboleira” de fios, também vai evitar o corte de muitas árvores, deixando assim a cidade mais verde e bonita. A sinalização é outro ponto que precisará ser mudado, segundo o vereador. “E por que não um posto de saúde no centro, assim como um posto fixo de policiamento”. A revitalização inclui a rede de esgoto e reurbanização do centro histórico.
O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural Nacional (Iphan-MT), Cláudio Comte, pontuou a importância desse tipo de discussão, “de políticas reunidas, pensando no Centro Histórico”, e citou uma avanço já realizado na questão visual do centro, que é a recuperação das fachadas, com a diminuição do tamanho das letreiros do comércio, que valoriza a arquitetura original.

Já o presidente da Associação dos Logistas de Centro Histórico de Cuiabá (Achicba), Paulo Salém, parabenizou a Cãmara de Cuiabá pela iniciativa em discutir a questão, mas reclamou do fato de que, “existem pequenos problemas urgentes que podem ser resolvidos pela prefeitura, mas não o são”. “Precisamos de todos envolvidos para que a revitalização ganhe musculatura e assim consigamos recuperar essa patrimõnio. É a nossa imagem para o mundo. O turista não vai visitar o shopping”.
O diretor de assuntos estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge,  colocou a Agência como parceira do centro histórico nesse projeto de revitalização e garantiu que a Secretaria de Estado de  Turismo, já liberou cerca de R$ 30 milhões para o rebaixamento da fiação elétrica do centro histórico.
Após todo o debate, Tiago Nunes garantiu que irá marcar uma reunião com o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, para tratar  e cobrar  todos os pontos debatidos e propor as repectivas melhorias e formas de de começar essa grande mudança na cara do centro da cidade.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114