Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quarta, 01 de junho de 2011, 17h04

Zeca Viana apresenta Plano de Desenvolvimento Florestal para MT


O deputado estadual Zeca Viana (PDT) se reuniu com o governador Silval Barbosa (PMDB) para apresentar uma proposta de criação de um Plano de Desenvolvimento Florestal para Mato Grosso. A reunião aconteceu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e contou com as presenças dos elaboradores da proposta, os engenheiros agrônomos Marcelo Santos Ambrogi, Fernado Cassimiro e Oscar Yamakawa.

Segundo Zeca Viana, o setor florestal brasileiro é responsável por 7% das exportações do país, ficando os seus produtos entre os cinco maiores da balança comercial e é responsável por 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Contudo, Mato Grosso que tem grande potencial produtivo figura em 13º. lugar no ranking dos estados produtores de florestas plantadas, com 59 mil hectares", disse Viana. Segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Floresta Plantada (ABRAF), Minas Gerais é o estado que mais tem florestas plantadas no país, com 1,5 milhão de hectares.

O deputado considerou o comparativo um absurdo, dados os benefícios econômicos e, principalmente, ambientais que a plantação de florestas traz à população. “Além do grande retorno financeiro, a plantação de florestas visa à sustentabilidade ambiental. Para Mato Grosso, que sofre com a questão do desmatamento, esta é uma grande alternativa para a redução de emissão de carbono”.

Conforme levantamento feito pelos engenheiros agrônomos, somente na região Sul de Mato Grosso existem 300 mil hectares em áreas degradadas que poderiam ser utilizadas na plantação de florestas. “Trata-se de uma oportunidade para o Governo do Estado florestar as áreas degradadas e atrair novos investidores para Mato Grosso. Hoje, Mato Grosso não possui empresas de papel e celulose”, afirmam.

O governador Silval Barbosa disse que o estado está aberto para receber novos investidores, inclusive com isenção de impostos e que verificará junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) a viabilidade de se fazer os estudos para a implantação do Plano de Desenvolvimento Florestal para Mato Grosso.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114