Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 02 de junho de 2011, 02h37

Em MT, obras terão prazos e reuniões de avaliação


Ao mesmo tempo em que se demonstrava otimista pelos elogios recebidos pela presidente Dilma Rousseff (PT) em relação às obras da Copa do Mundo em Mato Grosso, o governador Silval Barbosa (PMDB) admitiu que a ordem é lançar todas as obras até dezembro deste ano, sob pena dos recursos serem recolhidos pelo Tesouro Nacional. "Os prazos estabelecidos são dezembro deste ano para o lançamento das obras e dezembro de 2013 para a conclusão das mesmas, admitindo algumas exceções por causa da complexidade de algumas obras, mas com prazos limites no primeiro trimestre de 2014", frisou o governador.

Acompanhado do senador Blairo Maggi (PR), convidado pela presidente Dilma por ocupar ele a presidência da Subcomissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, e pelo prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, além do presidente da Agecopa, Eder Moraes, o governador disse que o tratamento da presidente para com Mato Grosso "nos dará mais vigor e empenho para cumprir o quanto antes com o cronograma de obras do evento", explicou Silval Barbosa, lembrando que o compromisso é de Mato Grosso, da sociedade e ele será cumprido.

Blairo Maggi disse que as cobranças da presidente estão corretas porque o compromisso foi assumido pela nação, pelos estados e pelas capitais e que o Brasil tem condições de realizar uma grande festa e o que é melhor "deixar um legado de desenvolvimento para todos", disse o senador mato-grossense.

Silval Barbosa foi mais longe ao frisar para a presidente da República que Mato Grosso é parceiro e que se for de interesses de todos e houver a garantia de recursos, o Estado está disposto a assumir as obras de ampliação e melhoria do Aeroporto Marechal Rondon, um dos principais e mais difíceis gargalos a serem solucionados até o ano de 2013, véspera da Copa do Mundo marcada para se iniciar em julho de 2014.

"Somos parceiros e desde que Mato Grosso se tornou sede do evento, estamos envidando esforços e dedicação para vencer os obstáculos e garantir que não haja atropelos de reta final. Avalio como positivas as determinações da presidente no sentido de cobrar respostas e dar apoio para que todos tenham condições de atender a demanda e as exigência da Fifa e da CBF.

A preocupação dos gestores públicos aumentou nos últimos dias com os apontamentos técnicos da Fifa de que sedes poderiam ter sua participação reduzida ou mesmo canceladas diante da falta de solução para problemas graves como as obras de mobilidade urbana e dos aeroportos. A reunião de ontem no Palácio do Planalto, foi uma demonstração de que o país vai reagir e demonstrar que cumprirá com o combinado.

Os estados e as capitais serão avaliados trimestralmente em reuniões.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114