Cuiabá | MT 19/04/2024
Política MT
Terça, 14 de junho de 2011, 20h28

VG tem nove deputados estaduais mirins


A solenidade de posse dos participantes da 3ª Legislatura ocorreu, nesta terça-feira (14), na Assembléia Legislativa. Desde o início desse projeto, a cidade sempre esteve representada

A Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande participou, mais uma vez, do projeto “Parlamento Mirim”, da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT). A abertura dos trabalhos da 3ª Legislatura ocorreu, na manhã desta terça-feira (14/06), na Casa de Leis. Dos 24 deputados mirins empossados, nove são estudantes do 6º ano do ensino fundamental de escolas municipais. Eles exercerão o cargo ao longo de um ano.

“Várzea Grande sempre possuiu representantes nesse projeto da Assembléia Legislativa. Este ano, houve um grande número de participantes em relação às outras edições”, comenta o coordenador do ‘Parlamento Mirim’ na Rede Municipal de Ensino, Júlio Pereira de Moura, presente à solenidade. Inscreveram-se no projeto, alunos de 58 turmas de 26 escolas do município. “Foram mais de 2.000 crianças participando”, informa.

O deputado estadual José Riva destacou a grande importância que o ‘Parlamento Mirim’ para a vida das crianças e jovens. “Não há como falarmos em futuro, sem prepararmos o presente. Hoje, vejo aqui uma geração consciente de seu papel na sociedade”. O deputado estadual Sérgio Ricardo lembrou que o grande objetivo do projeto é, justamente, possibilitar às escolas trabalhar os assuntos democracia e cidadania.

O diretor da EMEB Júlio Correa (bairro São Mateus), Idenílson Pinheiro, avalia como positiva a iniciativa do Poder Legislativo. “O aluno que participa do projeto acaba se envolvendo em outros assuntos da escola, passando a ‘cuidar’ daquele espaço. Ele sabe que se torna uma referência para os demais colegas”.

Desta vez, representada pelo estudante Damião Juliano da Silva, 12, a ‘Júlio Correa’ trouxe à discussão um projeto de lei que torna obrigatória a presença, uma vez por mês, de um médico nas escolas. Damião é o terceiro representante da unidade de ensino desde a criação do ‘Parlamento Mirim’.

Mas a preocupação dos jovens várzea-grandenses estende-se a outros assuntos como o incentivo à leitura. De autoria do, agora, deputado mirim Wallison Henrique dos Santos Costa, 10, da EMEB Antônio Joaquim de Arruda (Hélio Ponce de Arruda), o projeto de lei prevê a melhoria das bibliotecas nas unidades de ensino. A preservação do ‘caderno escolar’ é uma proposta de Ed Carlos Ferreira de Souza, 11, da EMEB Ednílson Kolling (Chapéu do Sol).

Além das áreas de saúde e educação, os participantes do ‘Parlamento Mirim’ puderam optar pelas demais áreas para criação de projetos de lei: agropecuária, cultura, defesa do consumidor, direitos humanos, esportes, habitação, meio ambiente, minas e energia, segurança e transporte.

Após o recebimento dos diplomas, os jovens deputados estaduais realizaram a votação para escolha da mesa diretora e iniciaram a leitura e discussão dos 24 projetos de leis por eles propostos. Há, também, representantes de Cuiabá e Chapada dos Guimarães no parlamento.

Veja relação dos nove deputados estaduais mirins da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande:

-Lorran Matheus Paiva Almeida – EMEB Professora Líbia da Costa Rondon

-Wallison Henrique dos Santos Costa – EMEB Antônio Joaquim de Arruda

-Ivan Lucas Silva Perez – EMEB Ana Francisca de Barros

-Gabriel dos Santos Ponciano – EMEB Benedita Bernardina Curvo

-Rafaela Lauanda Carlos da Silva - Centro Educacional Professor Oscar da Costa Ribeiro

-Gabriel Almeida Fernandes - EMEB Sra. Dirce Leite Campos

-Ed Carlos Ferreira de Souza – EMEB Ednilson Francisco Kolling

-Damião Juliano da Silva – EMEB Júlio Correa

-Thainara Márcia da Silva – EMEB Professor Paulo Freire

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114