Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 16 de junho de 2011, 08h23

Silval Barbosa e mais 16 governadores definem pauta comum para a reforma tributária


Uma pauta comum para a reforma tributária é definida pelos governadores do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa e outros 16 governadores dessas regiões se reuniram, nessa terça-feira (14), em Brasília (DF), para montar essa pauta a ser apresentada ao Governo Federal. Silval Barbosa defende a reforma tributária, desde que não haja perdas para os Estados.

"Um Estado de alta produção como o Mato Grosso, que exporta 70% daquilo que produz, tem de ter um olhar todo especial. Não podemos ter perdas. Se houver a reforma, tem de haver um fundo de compensação seguro, demonstrando de onde e como vai sair os recursos para não ficar como a Lei Kandir, em que o Estado tem os direitos, mas não tem os recursos conforme era o compromisso da União", disse o governador Silval Barbosa.

A diminuição da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) interestadual cobrado quando uma mercadoria é produzida em um Estado e vendida em outro, conforme o projeto da reforma tributária, irá provocar perdas em alguns Estados. Atualmente, a alíquota do ICMS interestadual é de 12% ou 7%, dependendo da origem e do destino da mercadoria. O Governo quer diminuir o imposto para 2% até 2014, ou o imposto final pode ficar em 4%, dependendo das negociações.

A divisão de royalties e outros assuntos de interesses aos 17 estados também foram tratados no encontro, que teve a presença de senadores e da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114