Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 16 de junho de 2011, 11h14

Deputados aprovam proposta que prevê a redução do IPVA


Objetivo é criar um instrumento que possibilite a correção da cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

Os deputados derrubaram o Veto 95/09, aposto ao Projeto de Lei 27/09, que altera a Lei 7.301, de junho de 2000. A iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), prevê a redução do IPVA para veículos avaliados de setembro a dezembro, que tenham o valor de mercado reduzido. “Garantimos a derrubada do veto aos veículos que tenham notória redução de preço”, explica Riva.

Objetivo é criar um instrumento que possibilite a correção da cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Com a derrubada do veto, o Poder Executivo poderá, excepcionalmente, autorizar a redução da base de cálculo desse imposto.

“Queremos corrigir a injustiça fiscal que existe. Por isso, propomos que nas situações em que for constatada uma significativa redução nos preços médios de mercado, seja feita também a correção na cobrança do IPVA, que atualmente onera os proprietários de carros usados”, informa Riva.

Na justificativa do projeto, Riva destaca que o cálculo para o pagamento do imposto está baseado nos valores da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). E que após a divulgação dessa tabela houve uma redução considerável no valor de mercado dos carros.

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos novos é outro fator importante que justifica a revisão da cobrança do IPVA. Conforme o deputado, essa redução aumentou ainda mais a distorção no valor do IPVA de carros usados.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114