» mais
Comentar           Imprimir
Polícia
Terça, 14 de outubro de 2014, 20h40

Moradores deixam edifício; aquecimento em fiação pode ter sido causa de incêndio

Galeria de Fotos (7 imagens)

Moradores deixam edifício; aquecimento em fiação pode ter sido causa de incêndio

  1. predio6.jpg

  2. predio4.jpg

  3. predio3.jpg

  4. predio2.jpg

  5. predio11.jpg

  6. predio06.jpg

  7. predio02.jpg


Redação PlantãoNews

As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do município e do Estado concluíram por volta de 18h00 de hoje os primeiros trabalhos do incêndio no edifício Sunset Boulevard na rua Desembargador de Mesquita, no bairro Araés, região central de Cuiabá. Nenhuma pessoa ficou ferida e graças a ação dos Bombeiros houve a retirada de moradores através de helicópteros (com o uso de cesta de transporte), rapel e pela escada Magirus.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante chega ao local do incêndio por volta de 17h00


Segundo testemunhas vários moradores foram a rua ainda de madrugada, por volta de 4h00. O Corpo de Bombeiros chegou ao local aproximadamente as 4h20 buscando identificar o foco de incêndio e principalmente acordando moradores para desocuparem apartamentos. Havia um grande volume de fumaça bastante toxica.

No edifício residem cerca de 96 famílias, inclusive pessoas ligadas ao poder judiciário estadual e federal, além de empresários e outras autoridades. O prédio foi construído pela Construtora Plaenge e entregue em 2002 aos moradores. O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante esteve pessoalmente no local por volta de 17h00.

No final da tarde moradores aguardavam informações 


Além de 60 Bombeiros, integrantes da Defesa Civil, socorristas da Samu e policiais militares estiveram no local. A unidade do Controle Móvel de Segurança Pública, adquirido na época da Copa do Mundo, foi deslocado para as imediações do prédio. Tendas foram instaladas na rua e improvisadas unidades de trabalho operacional e de primeiros socorros dos moradores que desciam do prédio.

O helicóptero da Polícia Militar foi utilizado levando bombeiros para a cobertura do prédio. Uma mulher de aproximadamente 60 anos foi retirada pela bolsa de resgate do helicóptero e levada até um campo de futebol a cerca de 300 metros do edifício . Ao descer foi recebida por paramédicos que a levaram por uma viatura do Samu para o hospital por precaução. Um bebê de 9 meses foi resgatado de um apartamento do 15º andar por um bombeiro por meio de rapel e em seguida recebeu os primeiros socorros nas tendas instaladas próximo ao prédio.

Família deixa edifício 

Na porta do edifício moradores contavam o drama que viveram, sendo acordados por gritos de incêndio, descendo as escadas ainda no escuro, sem iluminação.

O coordenador da Defesa Civil do município de Cuiabá, Oscar Amélico, disse que o edifício permanecerá interditado até que técnicos da Plaenge também vistoriem o local. “Um calculista estrutural e um engenheiro eletricista da construtora chegam amanhã (quarta-feira, 15) e darão informações a respeito.

Oscar informou que a Polícia Técnica em princípio descartou qualquer incêndio criminoso. Há a possibilidade de ter havido super aquecimento nos fios de energia. Ele salientou que ocorre muito calor nestes dias (houve registros de 44 graus) e não se pode descartar essa possibilidade.

O coordenador da Defesa Civil elogiou a conduta dos moradores que não apresentaram estado de pânico. Foram tomados procedimentos importantes como evacuação.

Bebê é resgato por Bombeiros que desce em tirolesa


Por outro lado, um Bombeiro comentava que o corte total de energia prejudicou alguns procedimentos imediatos. O portão da garagem teve que ser serrado para a entrada das viaturas. Há ainda a informação de que as portas corta-fogo não estariam funcionando. O fato de moradores terem quebrado vidros nos últimos andares para a “saída” da grande quantidade de fumaça poderia ter agravado o incêndio. Os Bombeiros tiveram que usar um equipamento para provocar “vento invertido” para conter a propagação das chamas. Moradores alegram que foi necessário quebrar os vidros para eliminar a fumaça e poderem descer pelas escadas.
 

Portão teve que ser cortado por Bombeiros para ter acesso ao edifício


O final do dia foi marcado de dúvidas entre os moradores. Um comunicado de um oficial do Bombeiros definia que o prédio não poderia ser habitado ainda hoje e que seria liberado o acesso para a retirada de pertences pessoais. A partir de então foi estabelecida uma lista de chamada, andar por andar, para o acesso das pessoas que tiveram que usar as escadarias e chegar aos seus apartamentos. O edifício Sunset Boulevard tem 22 andares.
 

Família retira malas antes de anoitecer

 

 

Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114