Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Segunda, 10 de abril de 2017, 18h37

Nove são indiciados pela Delegacia Fazendária em esquema de fraudes na Prefeitura de VG


Redação

A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), da Polícia Judiciária Civil, indiciou nove pessoas na conclusão da primeira fase da operação “Pérfido”, deflagrada no dia 29 de março que desarticulou um esquema de corrupção e sonegação de impostos praticados por uma organização criminosa constituída por servidores municipais, que em conluio com empresários/contribuintes várzea-grandenses, provocaram grande prejuízo ao município.

.

 

O inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público, na sexta-feira (07) passada para análise e denúncia dos envolvidos. Os investigados foram indiciados nos crimes de concussão, corrupção passiva e ativa e organização criminosa.

O delegado que preside a investigação, Sylvio do Vale Ferreira Junior, informou que foi instaurado autos complementares para realização de novas diligências e análise do material apreendido durante a operação, podendo levar a identificação de novas pessoas envolvidas no esquema montado para fraudar a Prefeitura de Várzea Grande.

Também foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado, documentação com irregularidades detectadas no banco de dados do Sistema de Gestão Fazendária da Prefeitura de Várzea Grande solicitando tomadas contas.

Para a operação “Pérfidos”, a 4ª Vara Criminal de Várzea Grande expediu 9 mandados de prisão preventiva, 9 buscas e apreensão e 7 mandados de conduções coercitivas. Oito prisões e seis conduções foram cumpridas. Dos envolvidos, cinco permanecem presos por ordem da Justiça.

A investigação continua sob sigilo.

O Esquema

Os membros da organização criminosa são servidores públicos e particulares que burlavam o sistema de banco de dados de gestão tributária para reduzir, dar baixa ou cancelar indevidamente créditos tributários, frustrando a arrecadação do município de Várzea Grande, em benefício dos próprios servidores municipais e empresários/contribuintes.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114