Cuiabá | MT 18/04/2024
Polícias
Quinta, 13 de abril de 2017, 20h38

Municípios se fortalecem com reativação do Gabinete de Gestão Integrada


O município de Colíder (a 648 km de Cuiabá), reativou o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) na cidade. O objetivo é promover o debate sobre as situações pontuais no âmbito da segurança pública e promover ações para o combate à criminalidade.

O Gabinete de Gestão Integrada, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), é um modelo de gestão na qual se unem representantes do Poder Executivo e Legislativo do município, as forças policiais, Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil, Judiciário, Ministério Público e lideranças do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) para traçar ações do anseio da comunidade civil organizada no combate ao crime.

Após quatro anos desativada, o GGI de Colíder retoma as atividades. O prefeito do município, Noboru Tomiyoshi, disse que momento é muito importante e quem vai ganhar com este trabalho é a comunidade.

“Teremos vários segmentos municipais envolvidos e muitos temas serão abordados para permitir maior eficiência no trabalho. O sucesso deste gabinete não está resumido em uma ação ou a uma pasta, mas da participação de várias entidades municipais. Nosso objetivo é trabalhar com a integração dos gestores e da comunidade e assim, nortear as ações em busca de melhores resultados”, destacou.

O encontro que marcou a reativação do GGI em Colíder foi realizado na terça-feira (11.04), na prefeitura do município.

O coordenador do GGI da Secretaria de Estado de Segurança Pública, major PM Rafael Dias Guimarães, disse que a Sesp está fomentando a ativação e reativação dos Gabinetes nos municípios para o alcance de resultados ainda mais positivos na segurança pública.

“Viemos para a região com propósito de mostrar esta excelente ferramenta de gestão no município. Representantes do Gabinete se reúnem para discutir ações e operações que combatem os problemas atinentes de segurança pública no município”, ressaltou.

Representantes do Executivo e Legislativo do município de Guarantã do Norte (a 721 km de Cuiabá), também querem adotar a ferramenta de gestão de segurança Pública. Em encontro, na Câmara de Vereadores, onde se reuniram vereadores, Judiciário, Ministério Público e Conseg, os gestores traçaram atuação para inserir o GGI no município.

O comandante de Guarantã do Norte, major PM Gilson Vieira da Silva, o propósito do Gabinete é importante, pois envolve vários atores e permite a troca de informações. “As atuações das polícias no município já são integradas, agora estaremos trabalhando juntos com outros órgãos importantes. Isso garantirá a soma de esforços no combate à criminalidade”, enfatizou.

Também ciente da importância da união das forças das instituições, o delegado do município, Hércules Batista Gonçalves ressaltou que o trabalho do Gabinete no município vai definir a estratégia no combate mais efetivo ao crime.

“A reativação do GGI é de grande valia e será importante para promover a discussão com as forças policiais que estão no front das ocorrências. A população só tem a ganhar”.

Outro tema abordado nos encontros é a implantação do sistema de videomonitoramento nos municípios de Colíder e Guarantã do Norte. Questões sobre valores, eficiência, prevenção e repressão foram abordados com os gestores.

O trabalho de videomonitoramento ficaria sob a responsabilidade do município e ajudaria no trabalho da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114