Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Quarta, 07 de junho de 2017, 09h01

Em menos de 24 horas, ação conjunta localiza carro roubado


Foto por: Lenine Martins
.

Um veículo roubado foi localizado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) durante patrulhamento preventivo em Cuiabá. O carro, modelo Prisma de cor prata, havia sido roubado no início da noite de segunda-feira (05.06), na região da Avenida Getúlio Vargas, no Centro.

Em menos de 24 horas, já na terça-feira (06.06), o carro foi encontrado em uma área de difícil acesso, próximo ao bairro Doutor Fábio, na Capital.

O comandante do Ciopaer, coronel PM Henrique Silva Santos, disse que o patrulhamento aéreo é constante, contudo, o êxito nas ações são resultados do trabalho integrado entre as forças de Segurança Pública.

“Com base nas informações de veículos roubados e furtados na região metropolitana, a tripulação do Águia realizou a aproximação ao veículo e a checagem junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que confirmou que o carro era roubado”, disse o comandante.

A tripulação da aeronave acionou uma viatura do 3º Batalhão de Polícia Militar, que foi até o local para encaminhar o veículo à Delegacia Especializada de Roubo e Furto de Veículo Automotor (DERRFVA).

O proprietário do veículo, Odirlei Florentino de Araújo, de 32 anos, elogiou a rápida resposta das forças de Segurança em localizar o carro que utiliza para trabalho e lazer com a família. “Por mais tenha seguro, saber que o carro foi recuperado tão rápido me deixou muito feliz”.

Balanço

A ação desta terça-feira é mais uma que resulta do trabalho integrado do Ciopaer com a Polícia Militar (PM-MT) e Polícia Judiciária Civil (PJC). De janeiro deste ano até agora, o Centro Integrado de Operações Aéreas localizou mais de 37 veículos em Cuiabá e Várzea Grande durante patrulhamento aéreo.

Neste ano, o grupamento aéreo intensificou o serviço de inteligência e a parceria com as delegacias da Polícia Judiciária Civil, em especial de roubo e furto de veículos, conforme o coronel PM Henrique.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, o patrulhamento aéreo ocorre nas regiões circunvizinhas, com o objetivo de localizar veículos abandonados que foram roubados ou furtados.

Ciopaer

As atividades do Ciopaer foram regulamentadas pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 8304, de 17 de novembro de 2006. O objetivo é centralizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas de atividade policial de Mato Grosso.

Atualmente, o Ciopaer dispõe de três helicópteros e quatro aeronaves. O efetivo é de 92 profissionais da segurança pública, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, que se dividem nas funções de pilotos, tripulantes, mecânicos e nos serviços administrativos.

Os profissionais atuam em apoio às ocorrências de roubos, cercos, perseguições, resgates, salvamentos, incêndio, defesa civil, entre outros.

Desde 2015, o Ciopaer tem auxiliado as forças de segurança pública nas ações integradas em todo o estado. Além disso, o grupamento especializado também realiza patrulhamentos preventivos com foco na redução dos índices criminais.

Em 2016, por exemplo, foram realizados 216 patrulhamentos aéreos em Cuiabá e Várzea Grande, o que contribuiu de forma direta para a redução dos índices de criminalidade nas duas maiores cidades mato-grossenses.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114