Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Quarta, 23 de agosto de 2017, 15h52

Sesp e líderes comunitários discutem parceria


O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, recebeu representantes de entidades comunitárias que se colocaram à disposição em desenvolver um trabalho de parceria, e frisou a importância dessa aproximação para o bem comum, que é a sensação de segurança da população mato-grossense. A reunião aconteceu na Sesp, nesta terça-feira (22.08).

Ele aproveitou a ocasião para contextualizar o trabalho da segurança pública no combate à criminalidade, destacando três eixos de atuação: latrocínio, roubo e homicídios, dando as características de cada um e a forma que estão sendo combatidos. Ele relembrou a forma como um líder comunitário pode contribuir nesse processo e a sua importância em ser um representante da sua comunidade.

“Desde quando assumi a secretaria estamos atuando com base em escolhas. No homicídio, combatemos por meio de medidas de contenção, com abordagens em bares e operações integradas. No roubo, por ser qualificado e sazonal e migrar constantemente, atuamos em descobrir os receptadores e identificar as bocas de fumo que constantemente estão sendo fechadas. O latrocínio, quando a sociedade perde a sensação de segurança, estamos atuando de forma conjunta também nas operações integradas”, disse.

Rogers ainda acrescentou que o líder comunitário é um grande parceiro em ajudar a promover a aproximação das forças de segurança e a comunidade. “São mais policiais nas ruas fazendo a prevenção, uma presença necessária que tem o reconhecimento dos moradores. Todo ano de 2016 foram 13 mil prisões. Neste ano, em seis meses já foram 13 mil. Esse resultado é reflexo das medidas de contenção e as operações integradas. Caminhamos para a redução da criminalidade, mas ainda estamos longe de um número para nos alegrar. Por isso, quanto mais parceiros, menor será o índice da criminalidade”.

O presidente da Federação Mato-grossense de Bairros (Femab), Walter Arruda, destacou a importância da parceria entre moradores e as polícias na prevenção e combate à criminalidade. Na análise do líder comunitário, a segurança pública está desenvolvendo um trabalho que demonstra empenho e determinação no enfrentamento da violência.

O presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares (Ucamb), Edio Martins, lembrou que a luta pela segurança nos bairros é antiga e vem desde os ‘postinhos´ da Policia Militar. “Construímos a Companhia Comunitária do bairro Três Barras por meio de mutirão com os moradores de toda região do entorno. Não é fácil combater e acabar com a criminalidade, é uma tarefa árdua”.

O secretário adjunto de relações comunitárias de Cuiabá, Jonair da Costa reforçou o trabalho em conjunto e se colocou à disposição em contribuir com a segurança pública. “Viemos fazer essa visita de cortesia e nos colocarmos a inteira disposição no que for necessário. Reconhecemos o esforço do Governo na área de segurança pública, enquanto movimento comunitário buscamos melhoria para nossa comunidade”.

Os líderes aproveitaram a ocasião e solicitaram ao secretário Rogers um policiamento mais ostensivo nas comunidades de Nova Esperança, Novo Aricá, Pedra 90 – Cinturão Verde. Nessas localidades vêm acontecendo constantes roubos, furtos e serve de rota de fuga para criminosos que atuam na região.

Participaram também da reunião o presidente da União Coxiponense de Associação de Moradores (Ucam), Benedito Paulo e o presidente do bairro Ribeirão o Lipa, Benedito Anunciação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114