Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Quarta, 06 de setembro de 2017, 14h56

Governador destaca compromisso da Polícia Militar na prevenção e repressão à criminalidade


Foto: Francisco Alves
.

Na noite desta terça-feira (05.09), em solenidade realizada no Quartel do Comando-Geral (QCG), a Polícia Militar de Mato Grosso celebrou 182 anos de criação com desfile e anúncio da promoção de centenas de praças (soldados, cabos e sargentos).

Durante o ato o governador Pedro Taques destacou o compromisso e empenho da Polícia Militar e seus policiais nas ações de prevenção e repressão à criminalidade ao longo da história da instituição.

Ao parabenizar os mais de 450 policiais promovidos, Taques disse que ascender na carreira significa cumprir a missão de vestir a farda e trabalhar em defesa da ordem pública e da segurança da população. “Vocês assumiram o compromisso e fizeram com que a PM pudesse orgulhar o povo mato-grossense”, completo.

Para o comandante-geral, coronel Marcos Vieira da Cunha, a PM não está celebrando apenas seus 182 anos de criação, mas valores, tradições e sonhos de uma instituição que é patrimônio de todos os mato-grossenses.

Cunha disse que a Polícia Militar e seus policiais têm consciência de sua importância no cotidiano da população na medida em que mantém o espírito de devoção à causa policial militar de servir e proteger.

Da solenidade participaram centenas de autoridades militares e civis. Sob o som da Banda da PMMT, desfilou parte do efetivo dos Comandos Regionais de Cuiabá e de Várzea Grande(1º e 2º CR’s) e de unidades especializadas como Rotam, Regimento Montado(Cavalaria), Batalhão de Trânsito, Ambiental e Bope.

Também desfilou no pátio do QCG a viatura que relembra uma passagem importante da história da PMMT. A Veraneio GM D-20 do antigo Sara(Serviço de Apoio e Repressão Armada), uma unidade da década de 80 que deu origem ao atual Batalhão Rotam(Rondas Ostensivas Tático Metropolitana).

HISTÓRIA

O dia 5 de setembro faz referência à Lei provincial nº 30, de 05 de setembro de 1835, que cria o primeiro Corpo Policial, de Cuiabá, com a denominação de Homens do Mato, e regulamenta seu funcionamento e sua organização.

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado.

Com um efetivo de cerca de 8 mil policiais, homens e mulheres, a PMMT está organizada em 15 Comandos Regionais e subdividida em Batalhões (BPM), Companhias Independentes (CIPM), Bases Comunitárias, Pelotões e Núcleos, além de um Comando Especializado (CESP) ao qual estão vinculadas as unidades especializadas como Rotam, Bope, Regimento Montado (Cavalaria), Batalhão de Proteção Ambiental e Batalhão de Trânsito.

A PMMT também atua com o Gefron (Polícia Especial de Fronteira) e o Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer), ambos ligados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). No GAECO (Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado) a Polícia Militar trabalha em apoio às ações do Ministério Público Estadual.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114