Cuiabá | MT 18/04/2024
Polícias
Quarta, 04 de outubro de 2017, 08h36

PC cumpre 112 mandados contra rede de traficantes da região do Pedregal


.

Uma operação da Polícia Judiciária Civil contra o tráfico de drogas cumpre 42 mandados de prisão preventiva e 70 buscas e apreensão, nos bairros Pedregal, Renascer e Jardim Leblon, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (04.10). As investigações são da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).

A operação denominada “Campo Minado” mobilizou 350 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães das Diretorias de Metropolitana e Atividades Especiais, para desarticular uma rede de traficantes associados para movimentação de grandes quantidades de droga e abastecimento de bocas de fumo nos três bairros e outros pontos de Cuiabá e Várzea Grande.

Outros detalhes da operação, como a atuação da organização, serão apresentados às 10 horas, na sede da DRE, na Rua Havana, bairro Jardim das Américas, em Cuiabá, pelos delegados Vitor Chab Domingues, titular da DRE, e Frederico Murta, coordenador da operação.

Conforme o delegado Frederico Murta, a investigação, que teve o apoio do núcleo de inteligência e setor operacional da DRE, iniciou há seis meses, com uma série de denúncias informando que após o assassinato do traficante, Enatel dos Santos Albernaz, 37, conhecido por “Maninho”, em 22 de novembro de 2015, sua mulher passou a comandar do tráfico de drogas na região.

 

.

“Constatamos não somente o envolvimento da ex-esposa de ‘Maninho’ com o tráfico, mas a existência de uma grande cadeia de traficantes associados para distribuição de entorpecentes”, disse Murta.

Conforme a investigação, a ex-esposa de Maninho, iniciais Y.C.M.G, foi identificada como uma das vozes forte do grupo de criminoso, responsável por tomar decisões e articular as transações de grande quantidade de drogas, especialmente, maconha, vinda da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Tamanho era o poderio da organização, com diversos ‘soldados’ do tráfico de drogas, que até era difícil manter a vigilância para identificação de pontos de comércio de drogas. Mais de 50 bocas de fumo foram catalogadas pela DRE durante a investigação, locais onde também foram feitas prisões e apreensões.

 

.

Ao logo da investigação, a Delegacia de Entorpecentes prendeu 11 traficantes, que também terão mandados de prisão cumpridos na operação “Campo Minado”. O trabalho investigativo ainda levou a apreensão de mais de 2,5 toneladas de drogas, que nem chegaram a vir para Mato Grosso. Foram apreendidas no primeiro semestre, em Ponta Porã (MS), dentro de um depósito, pela Polícia de Mato Grosso do Sul, com informações da DRE.

A Polícia Civil também descobriu que um agente penitenciário tinha participação ativa na organização criminosa. O agente, lotado no Centro de Ressocialização do Complexo do Pomeri, foi preso na semana passada pela DRE, na posse de 1 quilo de maconha. Ele também terá mandado de prisão cumprido por outros fatos na operação de hoje.

Em razão da quantidade de pessoas investigadas, os presos serão levados para a sede da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, para os procedimentos da prisão e interrogatórios. As apreensões e flagrantes ficarão na Delegacia de Entorpecentes (DRE). 

.



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114