» mais
Comentar           Imprimir
Polícia
Quinta, 09 de novembro de 2017, 08h48

Todas abordagens a veículos em Rondonópolis detectaram irregularidades ao Código de Trânsito


Foto: Lenine Martins
.

O município de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá) recebeu, entre os dias 31 de outubro e 06 de novembro, a Operação “Blitz Seletiva”, que percorreu as principais avenidas da cidade e a rodovia BR 364 abordando veículos e pessoas. A ação é um projeto piloto, que será ampliado para outros municípios visando a repressão à criminalidade e violência no trânsito.

Em 100% das abordagens foram constatadas irregularidades. Somente em um veículo, os policiais detectaram que estava com licenciamento atrasado há três anos e com 80 multas. A fiscalização foi realizada com o auxílio de câmeras OCR (Optical Character Recognition), que é uma tecnologia de leitura ótica para fiscalização e combate ao roubo e furto de veículos, instaladas em uma viatura da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil.

Ao todo, foram flagradas 664 ocorrências pelo sistema de videomonitoramento em sete operações. As câmeras captavam as imagens das placas dos veículos, e de imediato, enviava informações se o veículo tinha alguma irregularidade.

“As forças de segurança pública atuaram de forma integrada afim de evitar delitos graves como porte ilegal de arma, homicídio e tráfico de drogas, além de garantir a segurança viária. Na ação, foi respeitada a autoridade de cada instituição”, destacou o secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia.

Durante checagem, após constatadas irregularidades no veículo, o condutor tinha opção de regularização no local do bloqueio para imediata liberação. A retenção e posterior remoção dos veículos só se dava quando tais irregularidades não eram sanadas, tais como: a não expedição de licença para trafegabilidade do veículo (licenciamento), apresentação de condutor habilitado e apto a assumir a direção do veículo, entre outros, conforme determinação do Código Brasileiro de Trânsito.

As atividades do Ciretran do município não foram prejudicadas devido ao movimento de greve, deflagrada pela categoria no Estado, uma vez que a unidade permaneceu em atendimento à população nos três postos de atendimento instalados no município, atendendo inclusive em regime de plantão durante a realização das blitzes, contemplando inclusive no feriado e final de semana. Além dos profissionais do 2º Ciretran, profissionais do Detran de Cuiabá também deram suporte na operação.

“Em cada checagem é observado não apenas a documentação do veículo, mas também do motorista e se o condutor está dentro das normas do Código Brasileiro de Trânsito, a exemplo, portar a Carteira Nacional de Habilitação e estar de cinto de segurança”, argumentou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Participaram da operação, profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Prefeitura de Rondonópolis.

A “Blitz Seletiva” foi realizada na avenida Estudantes, nas ruas Francisco Goulart, Pirajui, Rosa Bororo e BR 364, no KM 204 e 212.


 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114